Seguro Desemprego: Tocantins cria novo canal para solicitar benefício no estado

Os moradores do estado do Tocantins que não conseguirem dar entrada no seguro-desemprego no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, agora terão um outro canal para fazer a solicitação. O aplicativo foi criado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Seguro Desemprego: Tocantins cria novo canal para solicitar benefício no estado
Seguro Desemprego: Tocantins cria novo canal para solicitar benefício no estado (Foto: Google)

Agora, a documentação necessária será recebida por e-mail, se o aplicativo mostrar divergência nos dados. Com isso, o trabalhador não vai mais precisar entrar em contato com a central nacional do Sine para que possam solucionar o seu problema. 

De acordo com a secretaria a medida foi tomada devido ao número grande de divergências nos pedidos de seguro-desemprego. Esses problemas se iniciaram após a suspensão do atendimento presencial, no dia 20 de março, por causa da pandemia causada pelo coronavírus.

Por isso, os canais eletrônicos foram disponibilizados pelo governo federal, mas por conta da alta demanda ele ficou congestionado. 

Segundo o diretor do Sine de Tocantins, José Alberto, a aprovação desse benefício exige cuidado, por conta do risco de fraude. 

“Tivemos uma série de reuniões internas e com o Ministério da Economia para encontrar uma solução segura para o trabalhador acessar seu benefício sem com isso precisar interromper as medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento da Pandemia. Com a disponibilização dos e-mails em todas as unidades do Sine esperamos que acabem os problemas com o seguro – desemprego no Tocantins”. 

Para dar entrada no seguro desemprego pelo aplicativo, é necessário baixar o aplicativo e depois entrar com o seu acesso feito no gov.br.

Caso não tenha senha, é preciso fazer um cadastro para obter a senha de acesso e fazer o login, usando seu CPF.

Se o trabalhador ainda tiver dúvidas sobre a documentação, prazo, regras e formas de receber o seguro desemprego, ele pode ligar nos telefones conforme as cidades:

  • Palmas – 32181967 /1968/1969
  • Araguaína – 34143634
  • Araguatins – 34741100
  • Paraíso – 36023340
  • Porto Nacional – 33632717
  • Guaraí – 34641710
  • Dianópolis – 36921628
  • Gurupi – 33512477

Para os casos de divergências no aplicativo, os e-mails disponibilizados pelo governo para envio do pedido são:

Palmas

Guaraí

Araguatins

Dianópolis

Araguaína

Gurupi

Paraíso do Tocantins

Porto Nacional