FGTS: presidente do Conselho faz planejamento OTIMISTA sobre nova liberação

Novo valor do FGTS será disponibilizado em breve e administração do fundo garante um cenário positivo para os próximos meses. Com a crise do Covid-19, os R$ 530 bilhões ativos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço passaram a ser ainda mais visados pela população. Em tempos de crise econômica e desemprego, milhares de brasileiros estão recorrendo aos benefícios federais e trabalhistas para garantir o sustento. Mediante a essa situação, o FGTS anunciou a criação do ‘Saque Emergencial’, ofertado a partir do mês de junho.  

FGTS: presidente do Conselho faz planejamento OTIMISTA sobre nova liberação (Imagem: Reprodução - Google)
FGTS: presidente do Conselho faz planejamento OTIMISTA sobre nova liberação (Imagem: Reprodução – Google)

A modalidade permitirá que o trabalhador faça retiradas de até R$ 1.045 de seus fundos de garantia. Segundo dados levantados pelo governo, serão contemplados mais de 60 milhões de brasileiros, que poderão começar a usufruir da quantia a partir do dia 15 de junho.

O pagamento será ministrado pela Caixa Econômica Federal e deverá seguir os mesmos moldes do saque-imediato criado no ano passado.   

Liberação do FGTS 

De acordo com o Conselho Curador do FGTS, mesmo com a liberação do auxílio emergencial e demais benefícios sociais, o pagamento do fundo não será caótico.

Em entrevista, o presidente da organização, Júlio Cesar Costa Pinto, afirmou que sua equipe está trabalhando para que todos tenham acesso aos valores de forma rápida e prática.  

Questionado sobre a possibilidade de filas e aglomerações em tempos de pandemia, o gestor descartou tal cenário e disse que os recursos serão liberados de maneira segura e simples.  

“O calendário de saques vai ser definido pela Caixa, mas a ideia é de que que seja entregue o mais rápido possível para as pessoas, sem filas. E será mais fácil, porque já fizemos o saque imediato no ano passado. Além disso, os trabalhadores conseguem transferir o saque para outros bancos pelo aplicativo do FGTS. Vai ser mais simples”, declarou.  

Validação da proposta 

É importante ressaltar que, os tramites da liberação ainda está em processo de análise no governo federal. A administração pública terá menos de um mês para aprovar o andamento dos recursos, mas Júlio garantiu que isso não será um problema.  

“Estudamos isso muito fortemente com o BNDES e a Caixa. Apertamos o máximo possível o prazo. Já saíram algumas portarias e temos uma reunião marcada do conselho do PIS/Pasep para dar o ‘ok’ às transferências. Está dentro do prazo. Em 31 de maio, estará transferido para o FGTS.” 

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.