Atenção! Estão suspensos a atualização do Bolsa Família e bloqueio de pagamentos

Enquanto durar os pagamentos do auxilio emergencial, o governo federal decidiu suspender as atualizações nos cadastros dos beneficiários do Bolsa Família. Fica proibido também a aplicação de “ações de administração de benefícios”, como por exemplo, bloqueio ou suspensão dos pagamentos.

Atenção! Estão suspensos a atualização do Bolsa Família e bloqueio de pagamentos
Atenção! Estão suspensos a atualização do Bolsa Família e bloqueio de pagamentos (Foto: Google)

A decisão já está em vigor, e a portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União.

O período de pagamento do auxílio emergencial está previsto, até o momento, para durar três meses e foi criado como uma ajuda aos trabalhadores em meio a pandemia do coronavírus.

Os trabalhadores informais, desempregados, MEIs, contribuintes individuais do INSS, beneficiários do Bolsa Família, maiores de idade e que cumpram requisitos de renda média podem receber o valor do auxílio.

O Ministério da Cidadania justificou as suspensões alegando a necessidade de se evitar aglomerações de pessoas. Evitando que pessoas que recebem o Bolsa Família e funcionários das unidades de cadastramento, corram o risco de se contaminar.

O governo aproveitou para relembrar que a operação do Bolsa Família e do Cadastro Único está comprometida pela suspensão das aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender as pessoas que adquiriram a Covid-19, e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros postos de cadastramento.

O governo não cita na portaria, uma data definida para o fim da suspensão. É dito somente que as mudanças ficam válidas durante o período de pagamento do auxílio emergencial.

Segundo as informações dos calendários divulgados até o momento, a terceira parcela do auxílio deve ser paga em meados do mês de junho.

O pagamento da segunda parcela dos R$600 para inscritos no Bolsa Família começou nesta segunda-feira (18) e vai até o dia 29. Confira o calendário:

Data do recebimento: 18 de maio (SEG) 19 de maio (TER) 20 de maio (QUA) 21 de maio (QUI) 22 de maio (SEX) 25 de maio (SEG)
Número de Identificação Social: NIS 1 NIS 2 NIS 3 NIS 4 NIS 5 NIS 6
Data do recebimento: 26 de maio (TER) 27 de maio (QUA) 28 de maio (QUI) 29 de maio (SEX)
Número de Identificação Social: NIS 7 NIS 8 NIS 9 NIS 0

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.