PROUNI 2020: inscrições serão ABERTAS para novo semestre com notas do ENEM

O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrição para os principais programas de acesso ao ensino superior. Todos eles utilizam a nota do Exame do Ensino Médio (Enem), como porta de entrada para graduação. Essa regra também funciona para o Prouni.

PROUNI 2020: inscrições estão ABERTAS para novo semestre
PROUNI 2020: inscrições estão ABERTAS para novo semestre (Montagem/FDR)

As inscrições do segundo semestre para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) estarão disponíveis a partir do dia 23 de junho, e seguirão até as 23h59 do dia 26 de junho de 2020.

Como funciona o Prouni

Basicamente, o candidato precisa realizar o Enem para que possa concorrer a uma bolsa através do Prouni. Assim como em outros programas, a nota utilizada é sempre referente ao processo anterior. Por exemplo: para concorrer a uma bolsa do Prouni em 2020, o estudante precisa ter realizado o Enem em 2019 e assim por diante.

Outra regra importante é que o aluno precisa obter uma nota mínima, exigida pelo MEC. Além disso, a renda familiar precisa ser de até três salários mínimos por pessoa. Veja ainda as outras regras para participar do Prouni:

  • ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escola privada, desde que tenha sido com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser pessoa com deficiência física ou mental;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, desde que esteja em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição. Além disso, precisa estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, superior ou pedagogia. Nesta regra, a renda familiar não é analisada.

Permanência com a bolsa

Para permanecer com o benefício até o fim do curso, o estudante precisa apresentar um aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75%. Essa regra é referente às disciplinas cursadas em cada período letivo. Caso não siga essa pontuação mínima exigida, o bolsista pode perder o benefício adquirido.

Em uma situação como essa, o coordenador das bolsas do Prouni pode solicitar que o responsável pela disciplina informe se o aluno é ou não reincidente em notas baixas. Dessa forma, é possível manter a bolsa de estudos.  

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!