Receita Federal lança novo app ‘CPF Digital’; conheça as funções

O CPF é um dos documentos mais importantes de reconhecimento pessoal, e que agora ganha uma versão online. O aplicativo CPF Digital foi anunciado pela Secretaria da Receita Federal e já esta disponível para download nas plataformas Android e iOS. O aplicativo conta também com uma ferramenta que ajuda os contribuintes a preencherem a declaração do Imposto de Renda.

Receita Federal lança novo app 'CPF Digital'; conheça as funções
Receita Federal lança novo app ‘CPF Digital’; conheça as funções (Imagem: Reprodução/Google)

Criado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o aplicativo chega em um momento importante já que o CPF é um dos documentos exigidos para a liberação do auxílio emergencial do governo, e se tornou a chave de acesso a todos os serviços públicos.

No aplicativo CPF Digital, o usuário consegue visualizar seu cartão e também receber notificações com notícias importantes.

Declaração do Imposto de Renda 2020 no app CPF Digital

Como mencionado, o aplicativo também conta com uma ferramenta de ajuda para o preenchimento do IRPF. O usuário conta com o “ChatBot”, um programa que representa uma conversa com outro humano em um chat. Através desta conversa, é possível tirar possíveis dúvidas com relação ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020.

Entre as dúvidas que podem ser elucidadas estão: como preencher a declaração, como consultar a restituição, prazo para apresentação, as multa aplicadas no caso dr atraso na entrega ou não apresentação, problemas individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de enfermidades graves.

A criação deste chat segundo José Tostes Neto, secretário da Receita federal, é mais uma medida pensada pelo governo para diminuir o atendimento feito presencialmente em meio a pandemia do coronavírus.

José diz também que a ideia é expandir as funções do aplicativo.

“Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros”, finalizou.

Emissão de CPF impresso pela internet

A Receita Federal já havia liberado uma excelente ferramenta para as pessoas possam emitir CPF de forma gratuita. Fazendo a impressão do mesmo em papel sulfite.

O documento é de extrema importância para todos os brasileiros, sendo solicitado em diversas situações. Agora é possível emitir o CPF no site da Receita ou via e-mail. Mais informações sobre como emitir seu CPF pela internet você encontra aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.