Receita divulga novo balanço com entregas do IRPF 2020

Declarações do Imposto de Renda seguem sendo enviadas por todo o país. Nessa semana, a Receita Federal divulgou um novo balanço sobre os envios do IRPF 2020. De acordo com o órgão, até o momento já foram entregues mais de 14.000.701 documentos. O calendário teve início no dia 1 de abril e se estenderá até 30 de junho, devido a chegada do novo coronavírus. Para esse ano, a expectativa é que 32 milhões de contribuintes prestem conta a União.  

Receita divulga novo balanço com entregas do IRPF 2020 (Imagem: Reprodução - Google)
Receita divulga novo balanço com entregas do IRPF 2020 (Imagem: Reprodução – Google)

Quem ainda não organizou a documentação de envio precisa ficar atento, pois há menos de 60 dias para poder finaliza-la. As declarações do IRPF são feitas pelo site oficial da Receita e são obrigatórias para todos aqueles que possuam uma renda anual (equivalente a 2019) superior a R$ 28.559,70 ou ganhou mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos.  

Comprovações  

Todo ano a Receita Federal fica atenta para saber se os valores repassados nas declarações condizem com a realidade do contribuinte. Uma das formas de validar todos os dados enviados é por meio das comprovações e recibos.

Ao gerar o documento, é importante ter em mãos todos os papéis e demais informes que irão validar os valores.  

Pagamentos de planos de saúde, recibos de hospitais, exames laboratoriais, compra e venda de automóveis, documento de registro de imóveis, parcelas de empréstimos, mensalidades escolares ou universitárias, entre outras coisas, podem ser solicitadas em caso de erros ou dúvidas pela RF.  

Caso os informes não sejam todos comprovados, o contribuinte cairá na malha fina e precisará revisar os valores enviados.  

Restituições do IRPF 2020 

É válido ressaltar que, quanto mais cedo enviar os informes, mais rápido terá acesso ao pagamento das restituições. A devolução terá início ainda nesse mês de maio e acontecerá até setembro.

A ordem dos depósitos será definida de acordo com as datas de recebimento das declarações. No entanto, priorizará idosos, pessoas com deficiência física, intelectual ou de moléstia grave, e contribuintes em que a única fonte de renda é o magistério. 

Datas de pagamento das restituições:  

  • 1º lote: 29 de maio   
  • 2º lote: 30 de junho  
  • 3º lote: 31 de julho  
  • 4º lote: 31 de agosto  
  • 5º e último lote: 30 de setembro 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.