Receita divulga novo balanço com entregas do IRPF 2020

Declarações do Imposto de Renda seguem sendo enviadas por todo o país. Nessa semana, a Receita Federal divulgou um novo balanço sobre os envios do IRPF 2020. De acordo com o órgão, até o momento já foram entregues mais de 14.000.701 documentos. O calendário teve início no dia 1 de abril e se estenderá até 30 de junho, devido a chegada do novo coronavírus. Para esse ano, a expectativa é que 32 milhões de contribuintes prestem conta a União.  

Receita divulga novo balanço com entregas do IRPF 2020 (Imagem: Reprodução - Google)
Receita divulga novo balanço com entregas do IRPF 2020 (Imagem: Reprodução – Google)

Quem ainda não organizou a documentação de envio precisa ficar atento, pois há menos de 60 dias para poder finaliza-la. As declarações do IRPF são feitas pelo site oficial da Receita e são obrigatórias para todos aqueles que possuam uma renda anual (equivalente a 2019) superior a R$ 28.559,70 ou ganhou mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos.  

Comprovações  

Todo ano a Receita Federal fica atenta para saber se os valores repassados nas declarações condizem com a realidade do contribuinte. Uma das formas de validar todos os dados enviados é por meio das comprovações e recibos.

Ao gerar o documento, é importante ter em mãos todos os papéis e demais informes que irão validar os valores.  

Pagamentos de planos de saúde, recibos de hospitais, exames laboratoriais, compra e venda de automóveis, documento de registro de imóveis, parcelas de empréstimos, mensalidades escolares ou universitárias, entre outras coisas, podem ser solicitadas em caso de erros ou dúvidas pela RF.  

Caso os informes não sejam todos comprovados, o contribuinte cairá na malha fina e precisará revisar os valores enviados.  

Restituições do IRPF 2020 

É válido ressaltar que, quanto mais cedo enviar os informes, mais rápido terá acesso ao pagamento das restituições. A devolução terá início ainda nesse mês de maio e acontecerá até setembro.

A ordem dos depósitos será definida de acordo com as datas de recebimento das declarações. No entanto, priorizará idosos, pessoas com deficiência física, intelectual ou de moléstia grave, e contribuintes em que a única fonte de renda é o magistério. 

Datas de pagamento das restituições:  

  • 1º lote: 29 de maio   
  • 2º lote: 30 de junho  
  • 3º lote: 31 de julho  
  • 4º lote: 31 de agosto  
  • 5º e último lote: 30 de setembro 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Receita divulga novo balanço com entregas do IRPF 2020

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA