Veja Também | FDR.TV


 

O governo publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15), o calendário do auxílio emergencial referente ao pagamento da segunda parcela. O pagamento vai iniciar na segunda-feira (18), e segue sendo feito até dia 13 de junho.

3 Calendários do auxílio emergencial para saque da 2ª parcela
3 Calendários do auxílio emergencial para saque da 2ª parcela (Foto: Google)
publicidade

Além disso, hoje (15) também foi sancionada a lei que amplia o grupo de pessoas que estão aptas para receber o benefício.

O calendário será dividido em três grupos:

  1. um para recebimento em poupança social
  2. um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
  3. um para saque em espécie para poupança social e demais públicos

De acordo com a portaria assinada pelo Ministro Onyx Lorenzoni, aqueles que receberam a 1ª parcela até o dia 30 de abril vai receber a segunda parcela em poupança social digital, na próxima quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento.

No começo, os recursos estarão disponíveis apenas na poupança digital para movimentações digitais, ou seja, pagamento de contas, de boletos e a realização de compras por meio de cartão de débito virtual.

Os saques em espécie só poderão ser feito em 30 de maio, seguindo a data de nascimento.

Aqueles que recebem o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio.

Já os saques vão começar na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1.

Calendário auxílio emergencial 2ª parcela

Poupança Social

Data do recebimento: 20 de maio (QUA) 21 de maio (QUI) 22 de maio (SEX) 23 de maio (SÁB) 25 de maio (SEG) 26 de maio (TER)
Nascidos em: Janeiro e fevereiro Março e abril Maio e junho Julho e agosto Setembro e outubro Novembro e dezembro

Fonte: Diário Oficial da União

Bolsa Família

Data do recebimento: 18 de maio (SEG) 19 de maio (TER) 20 de maio (QUA) 21 de maio (QUI) 22 de maio (SEX) 25 de maio (SEG)
Número de Identificação Social: NIS 1 NIS 2 NIS 3 NIS 4 NIS 5 NIS 6
Data do recebimento: 26 de maio (TER) 27 de maio (QUA) 28 de maio (QUI) 29 de maio (SEX)
Número de Identificação Social: NIS 7 NIS 8 NIS 9 NIS 0

Fonte: Diário Oficial da União

Poupança Social e demais públicos

Data do recebimento: 30 de maio (SÁB) 1 de junho (SEG) 2 de junho (TER) 3 de junho (QUA) 4 de junho (QUI) 5 de junho (SEX) 6 de junho (SÁB)
Nascidos em: Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
Data do recebimento: 8 de junho (SEG) 9 de junho (TER) 10 de junho (QUA) 12 de junho (SEX) 13 de junho (SÁB)
Nascidos em: Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

 

A novidade era esperada por aqueles que já receberam a primeira parcela, e para os que ainda não receberam nem a primeira parcela.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o banco vai pagar mais um lote da primeira parcela entre hoje e amanhã.

Serão incluídas pessoas que tiveram inconsistências no cadastro e, por isso, ainda estavam com o benefício pendente. No entanto, não foi informada quantas pessoas vão compor este novo pagamento. 

COMENTÁRIOS

Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.