INSS e Caixa fecham parceria e ribeirinhos da Amazônia serão beneficiados

INSS e Caixa se unem para realizar uma ação de força tarefa no norte do país. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social e a Caixa Econômica Federal assinaram um convênio cuja a finalidade é reforçar o atendimento dos serviços sociais para os ribeirinhos dos estados do Pará e do Amazonas. A ação permitirá que a população tenha acesso aos atendimentos previdenciários por meio dos PREVBarcos 

INSS e Caixa fecham parceria e ribeirinhos da Amazônia serão beneficiados (Imagem: Reprodução - Google)
INSS e Caixa fecham parceria e ribeirinhos da Amazônia serão beneficiados (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o texto, o INSS e a Caixa passarão a atuar em conjunto, mandando seus servidores para as regiões sem unidades físicas de atendimento através das embarcações do INSS.

Ao todo, serão visitados 13 municípios, sendo eles: Bagre, Curralinho, Oeiras, Limoeiro o Ajuru, Muaná, Ponta de Pedras e Soure, no estado do Pará, e Codajás, Anori, BeruriAnamã, Manaquiri e Careiro da Várzea, no estado do Amazonas. 

Os funcionários do INSS e da Caixa irão até os lares dos cidadãos para explica-los sobre os benefícios previdenciários, tirarão dúvidas sobre os pagamentos do INSS, os processos de cadastramento, análises e quais as mudanças em tais atendimentos gerados pela pandemia.

Desse modo, espera-se que os cidadãos consigam obter assistência social do governo e tenham acesso aos seus benefícios sem precisar se deslocar para as capitais.  

Distanciamento dificulta as informações 

De acordo com o Superintendente do INSS Norte/Centro-Oeste, Roberto Braga, a ação foi validada levando em consideração a realidade desses beneficiários que estão distantes de suas capitais. Ele explicou que a proposta visa proporcionar maior segurança para os segurados.  

“Esse acordo com a Caixa vai nos ajudar a recompor o atendimento a essas comunidades ribeirinhas que, de outra forma, não poderiam ser alcançadas após esse período de paralisação pela pandemia do Coronavírus. Agora teremos mais estrutura para cumprir os roteiros que deixaram de ser visitados no primeiro semestre de 2020. A projeção é nos prepararmos para que, logo após a pandemia, possamos iniciar os trabalhos imediatamente”, informou. 

Roberto defende que a parceria com a Caixa reforça o compromisso de responsabilidade social de ambas as instituições. Os atendimentos passarão a ser feitos por servidores que deverão viajar de barco para poder realizar os requerimentos de benefícios como aposentadorias, pensões, auxílios, salário Maternidade e mais.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.