Caixa paralisa auxílio emergencial e brasileiros ficam sem assistência

Milhares de brasileiros ficam sem acesso aos valores do auxílio emergencial. Nesta quinta-feira (14), completa-se duas semanas da paralisação do pagamento dos R$ 600administrado pela Caixa Econômica Federal. Segundo o último balanço divulgado pela instituição, R$ 35,5 bilhões tinham sido liberados para cerca de 50 milhões de brasileiros. No entanto, essa quantia permanece estagnada e não há novas previsões de depósitos.  

Caixa atrasa repasse do auxílio emergencial e brasileiros ficam sem assistência (Imagem: Reprodução - Google)
Caixa atrasa repasse do auxílio emergencial e brasileiros ficam sem assistência (Imagem: Reprodução – Google)

Para quem já recebeu a primeira parcela, o valor seguinte ainda segue sem calendário anunciado. Inicialmente, o ministério da economia tinha divulgado que a nova rodada aconteceria entre a partir do dia 29 de maio, mas ainda não houve uma confirmação por parte do governo federal.  

Já para os beneficiários do Bolsa Família, o valor parece estar mais seguro no que diz respeito ao cronograma, tendo em vista que os contemplados deverão receber nas mesmas datas do calendário oficial do projeto.

No entanto, o grupo enfrenta dificuldades com a aprovação do acréscimo e já registrou milhares de queixas afirmando que o benefício tinha sido negado.  

Há também parte da população que registrou o cadastro no app do Auxílio Emergencial, teve os dados aprovados, mas não recebeu nenhum valor. Por fim, outra parte reclama que, mesmo dentro das regras estipuladas pela MP, a solicitação foi negada, impossibilitando o pagamento.  

Resposta da Caixa 

Questionada sobre esses entraves, a Caixa Economia informou que há uma série de motivos para tais questões. Primeiro, a instituição alegou que a publicação do novo calendário para a segunda e terceira rodada é de responsabilidade do governo federal e que segue aguardando as datas. 

Na sequência, no que diz respeito aos pedidos em análise, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, informou que essa triagem não passa pelas mãos dos servidores. O banco apenas recebe a lista da Dataprev com as contas dos favorecidos que tiveram as solicitações aprovadas. 

“A Caixa esclarece que a responsabilidade pela análise de quem tem o direito ao Auxílio Emergencial é da Dataprev, que é a instituição do Governo Federal responsável por verificar se o cidadão cumpre todas as exigências previstas na lei, com homologação do Ministério da Cidadania“, informou o banco em nota. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.