Bolsonaro confirma possibilidade de prorrogar ENEM, mas sem passar deste ano

Mesmo com as críticas sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, em que milhares de estudantes estão sem aulas devido a pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro não descarta a sua realização.

Bolsonaro confirma possibilidade de prorrogar ENEM, mas sem passar deste ano (Reprodução/Internet)
Bolsonaro confirma possibilidade de prorrogar ENEM, mas sem passar deste ano (Imagem: Reprodução/FDR

O Enem é a porta de entrada dos estudantes de todo o país para o ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas. Também oferece a possibilidade da concessão de bolsas de estudo pelos programas do governo, como o Prouni, Sisu e FIES.

Nesta quarta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro em entrevista à imprensa destacou que o exame deve ser realizado este ano ainda, mesmo considerando um adiamento por um pequeno período.

Atualmente, o Enem tem data marcada para realização nos dias 1º e 8 de novembro para a versão presencial e 22 e 29 de novembro na inédita versão digital. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 22 de maio. 

Esta discussão em relação ao adiantamento do exame vem depois que o cronograma de suspensão de aulas foi divulgado por diversas escolas, em especial as públicas. O pedido para que seja cancelado parte por entidades estudantis, universidades e colégios federais.

Um dos principais pleitos é em relação a desigualdade que é observada durante o período de pandemia do novo coronavírus, em que estudantes de escola particulares seguem com as aulas mantidas à distância, mas alguns municípios paralisaram as suas atividades.

Isto porque este público em sua maioria não tem computadores ou acesso à internet para assistir às aulas on-line. Além dos problemas na comunicação com os professores, ou falta de espaço adequado em casa, para estudar.

As inscrições seguem abertas, mesmo com as questões levantadas, para participar do exame, seja do impresso ou do digital, interessados devem realizar o procedimento através do site do Enem.

É necessário informar o número do CPF e do RG. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio. Estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento através do mesmo site e seguindo cronograma definido no edital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!