Senai comunica parceria com empresas para produzir material de combate ao Covid-19

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai fazer parceria com as empresas que quiserem fabricar equipamentos de proteção individual (EPIs), ou ajudar na ampliação da produção existente para evitar mais doenças. 

Senai comunica parceria com empresas para produzir material de combate ao Covid-19
Senai comunica parceria com empresas para produzir material de combate ao Covid-19 (Imagem:FDR)

As empresas devem se inscrever para participar do programa, a ficha de cadastro irá abrir no dia 30 de maio, no site do Edital de Inovação para a Indústria.

O treinamento será realizado online, terá duração de 8 horas e será realizado pela rede de 27 Institutos Senai de Inovação e 60 Institutos Senai de Tecnologia distribuídos pelo país.

De acordo com o Senai, os participantes serão orientados a elaborar máscaras e aventais hospitalares, protetores faciais e máscaras domésticas, entre outros. 

Os consultores da instituição vão ajudar as empresas na parte de criação de um plano de ação para realizar o trabalho, orientar sobre as especificações técnicas exigidas na fabricação de cada item, e a necessidade de consulta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, eles vão sugerir linhas para financiamento caso seja necessário fazer algum investimento.

A empresa ainda vai estar mobilizando a sua rede em todo o país, assim como às 302 indústrias parceiras, para aumentar a produção desses equipamentos essenciais para proteção contra o coronavírus. 

Segundo a entidade, já foram produzidos 1 milhão de máscaras cirúrgicas, 2,2 milhões de máscaras de uso comum, 133 mil vestimentas hospitalares, como aventais, capotes e toucas, 262,5 mil unidades de máscaras de acetato do tipo faceshield e 140,4 mil litros de álcool antisséptico.

As medidas foram apontadas pelo Senai como mentorias e a empresa espera que sejam realizadas 250 dessas até o dia 30 de junho. 

O diretor-geral, Rafael Lucchesi, informou que empresas de todos os portes podem se inscrever no programa. “A iniciativa também poderá ajudar empresas que tiveram redução ou parada de sua produção”, afirmou.

Foi anunciado ainda os últimos projetos aprovados da categoria denominada como “Missão contra a covid-19”, realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 

Foram selecionadas mais nove propostas destinadas a prevenir, combater e tratar os efeitos do coronavírus. No total, serão investidos R$ 27,7 milhões em 34 propostas.