Com a crise causada pelos coronavírus, algumas prefeituras pelo Brasil tem estendido o prazo de pagamentos de tributos. É o caso de Ponta Porã em que o governo municipal resolveu ampliar o prazo de pagamento do IPTU 2020 (Imposto Territorial Urbano).
Segundo o secretário Fábio Cervieri, o vencimento do IPTU que estava marcado para 11 de maio, ficou para 11 de junho, um mês a mais. Os contribuintes que preferirem efetuar o pagamento este mês podem fazê-lo normalmente. O pagamento à vista continua oferecendo 25% de desconto.
O adiamento já era solicitado pelos contribuintes considerando o grande número de pessoas que estão comparecendo às agências bancárias e correspondentes.
Quem preferir pagar o imposto parcelado, a primeira parcela que vence no dia 13 deste mês, poderá ser dividida em até duas vezes, com os vencimentos para os meses de outubro e novembro. Já as demais parcelas seguem normalmente, com a segunda vencendo no mês de dezembro e assim por diante.
Fabrício Cervieri, secretário de Finanças disse que em relação ao ISS (Imposto sobre serviços), a prefeitura está empenhada em ajudar o contribuinte a organizar sua vida financeira. Ele explicou também que o bloqueio de notas fiscais por inadimplência fica suspenso até o mês de junho, bem como a exigência de certidões negativas suspensas no mesmo período.
Fabrício ressaltou que o o prefeito Hélio Peluffo, está do lado da população e empenhado em gerir ações que possam atenuar a situação econômica de todos os setores.
A atitude do prefeito de tentar amenizar a situação financeira dos contribuintes e do comércio como um todo, foi aplaudida por Fabrícia Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.
“Diante de toda essa situação imposta pela pandemia na economia de um modo geral, a decisão anunciada pela prefeitura é de extrema importância para todos nós do comércio”, declarou Fabrícia.
Em sua comemoração ela ressaltou a dificuldade que os comerciantes estão enfrentando para conseguirem se dirigir as agências bancárias que atualmente estão sempre lotadas
IPTU 2020 em Palmas também é adiado
A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), aumentou o prazo final do IPTU 2020 Palmas para 15 de maio.
Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Palmas e fazer a impressão do boleto. Quem preferir fazer o parcelamento do imposto, deve pagar a primeira parcela até o dia 15 de maio.