Veja Também | FDR.TV


 

Mediante a crise econômica ocasionada pelo novo coronavírus, milhares de brasileiros estão precisando recorrer aos benefícios sociais do governo federal para complementar seus orçamentos. Dentre as opções, aqueles que estão segurados pelo FGTS podem ter acesso a saques digitais durante o período da pandemia. No texto abaixo, entenda os tipos de modalidade e como solicitar seu fundo.  

FGTS: demitidos na quarentena têm ESTAS opções para receber o benefício (Imagem: Reprodução - Google)
FGTS: demitidos na quarentena têm ESTAS opções para receber o benefício (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Saque digital do FGTS  

Para poder solicitar o saque digital é simples. O primeiro passo é instalar o aplicativo FGTS no seu celular. A ferramenta é gratuita e está disponível na versão Android e IOS. Na sequência, será preciso informar o número do seu CPF, nome completo, email, data de nascimento e registrar uma senha de acesso.  

Com o login efetuado, confirme as solicitações dos termos de compromisso do app e depois clique em continuar. Ao abrir a tela inicial, será possível conferir a opção ‘Meus Saques’, presente na parte inferior da tela. Nela, você irá encontrar os tipos de retiradas que estão disponíveis para seu cadastro em todas as contas ativas e inativas do FGTS. 

O próximo passo consiste em escolher a conta na qual deseja realizar a consulta e receber o valor. Há opções de pagamento para quem foi demitido sem justa causa, valores do fundo de garantia para servidores que não sacaram o FGTS durante os anos 90, saque-aniversário, saque-imediato e o acúmulo por tempo de serviço.  

É válido ressaltar que, tanto no saque aniversário, quanto no saque imediato, o pagamento ocorre conforme o cronograma oficial do programa.

Para a primeira modalidade citada, os valores já estão sendo liberados e a seguinte deverá ocorrer a partir do segundo semestre. Já os demais, podem ser solicitados a depender da situação do trabalhador.  

Para dar entrada na solicitação, basta selecionar a opção ‘Meus Saques’, depois ‘Solicitar saque FGTS’ e clicar conformando o pedido. A Caixa Econômica irá avaliar se o valor pode ser liberado e na sequência dará um retorno. O prazo, de acordo com a instituição é de até 5 dias úteis, caso não haja problemas nas documentações do segurado.  

COMENTÁRIOS

Maria Eduarda Andrade, mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.