O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) é uma das provas mais importantes para estudantes de todo o país. Governo federal liberou o calendário de inscrições para a edição deste ano, e a princípio as datas não foram alteradas.
Mesmo com as campanhas intensificadas para que não haja o exame, mediante a pandemia do novo coronavírus, no qual escolas de todo o país fecharam as portas dificultando o acesso à educação de jovens, o calendário está mantido.
O governo decidiu não adiar as inscrições nem a data para a realização do exame que segue programado para novembro. Além disto, isenção também está mantida. Veja o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
Calendário Enem 2020
Quem tem direito a isenção no Enem 2020?
- Estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública ou tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
- Necessário ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo.
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para solicitar é preciso entrar na Página do Participante do Enem. Não há exceções, a única maneira de entrar na fila de requerimento é o formulário digital. Depois das análises dos dados, será validada a isenção.
Vale ressaltar que estudantes isentos de pagamento no Enem 2019 e tiveram falta em algumas das provas, para realizar a solicitação neste ano é necessário apresentar uma justificativa. O sistema indicará, se este for o caso, os documentos necessários para justificar e não ficar de fora da isenção.
Este processo não garante ao participante a inscrição na prova. Isto porque, o candidato deve realizar a inscrição no período de 11 a 22 de maio no mesmo portal. Este é o prazo definido pelo MEC para cadastro daqueles que solicitaram ou não isenção do Enem.