Restituição do IRPF 2020: saiba QUANDO a Receita Federal pagará 1º lote

A data de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 foi ampliado devido a pandemia do novo coronavírus. Agora o contribuinte tem até 30 de junho para enviar seu documento. Porém, mesmo com o prolongamento deste prazo, os lotes de restituição do IRPF 2020 foram mantidos nas mesmas datas e o primeiro começa a ser pago no dia 29 deste mês.

Restituição do IRPF 2020: saiba QUANDO a Receita Federal pagará 1º lote
Restituição do IRPF 2020: saiba QUANDO a Receita Federal pagará 1º lote (Imagem FDR)

Neste ano, ficaram definidos pela Receita cinco lotes de restituição do Imposto de Renda. No ano anterior, foram sete lotes pagos entre junho a dezembro. O segundo lote esta marcado para o dia 30 de junho.

Os primeiros dois lotes são preferencialmente pagos para contribuintes que fazem parte de grupos de prioridades, como os idosos com mais de 65 anos, deficientes físicos ou com doenças graves.

Também são incluídos nos primeiros lotes, pessoas que tenham dependentes no IR, que se enquadrem nas situações de prioridade citadas e os profissionais cujo a fonte de renda principal seja o magistério.

É importante lembrar que para processar as restituições é preciso que todos tenham declarado o imposto, para que as prioridades possam ser respeitadas de acordo com o que estabelece a legislação.

Calendário completo dos lotes de restituição do IRPF 2020

  • 29 de maio
  • 30 de junho
  • 31 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

Neste ano são esperadas 32 milhões de declarações pela Receita Federal. Para pessoas que possuem imposto a pagar, as datas também foram mudadas pelo fisco por meio de instrução normativa. Para a cota única ou a primeira parcela, a nova data de vencimento para pagamento à vista será 10 de junho.

Para a segunda parcela do Darf (documento de arrecadação), que venceria entre 11 e 30 de abril, a nova data ficou entre 11 e 30 de junho.

Como receber

O pagamento da restituição é realizado pela Receita Federal automaticamente na conta que foi informada pelo contribuinte ao enviar a Declaração do Imposto de Renda. O valor vai ficar a disposição para saque no banco no período de um ano.

Caso o saque não seja realizado neste prazo, o contribuinte terá que fazer um pedido de pagamento por um formulário eletrônico na Receita. Se acontecer do contribuinte constar no lote, mas não receber o dinheiro é necessário ir a uma agência do Banco do Brasil.

Caso prefira, o contribuinte pode ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Independente do canal escolhido, o contribuinte poderá agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Restituição do IRPF 2020: saiba QUANDO a Receita Federal pagará 1º lote

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA