Empréstimo PJ: Dicas para conseguir a melhor linha de crédito para sua empresa

A liberação de créditos para as pequenas empresas se tornou uma das maiores demandas durante a crise do coronavírus. Essa mobilização resultou no aumento do volume disponível nos bancos, com novas linhas de empréstimo PJ (Pessoa Jurídica). 

Empréstimo PJ: Dicas para conseguir a melhor linha de crédito para sua empresa
Empréstimo PJ: Dicas para conseguir a melhor linha de crédito para sua empresa (Foto: Google)

Apesar disso, o acesso a essa linha de crédito é difícil. Até o começo de abril, 60% dos pequenos negócios que buscaram empréstimo haviam tido crédito negado, de acordo com a pesquisa do Sebrae.

Um dos maiores obstáculos para o acesso a essa linha é a exigência de garantias pelas instituições financeiras.

O outro empecilho é que muitos dos empreendimentos já não possuíam uma boa situação financeira antes da pandemia.

Sendo assim, um dos primeiros passos antes fazer um empréstimo PJ é definir quais as principais necessidades do seu negócio e traçar como ele vai funcionar daqui para frente.

Outro passo também importante é entender quais são as linhas disponíveis, e as alternativas para quem não tem garantia.

Planeje seu empréstimo PJ

Analisar as perspectivas futuras da empresa antes de pedir empréstimo é necessário. Considerando: o cenário econômico, como a alta no desemprego e a queda no poder de compra da população.

A falta de previsibilidade sobre a abertura do comércio em algumas cidades também faz com que essa análise seja difícil. Por conta disso, é necessário buscar a adaptação do negócio às novas condições.

Considerar a adesão a um marketplace ou a criação de um e-commerce são algumas saídas para esses comércios.

Já para comércios pequenos de bairro, a divulgação pode ser mais eficaz caso seja realizada por meio das redes sociais e por delivery.

Além disso, se for realizar as vendas por meios digitais, a necessidade de pagar os fornecedores tende a ser ainda maior do que a de manter funcionários ativos. Por conta disso, é preciso buscar uma linha de crédito para capital de giro.

Agora, se a equipe é essencial para que o negócio funcione é possível recorrer à redução de jornada e de salário que é permitida pela Medida provisória 936. 

Caso a redução seja inviável, outra alternativa é buscar um caminho para financiar a folha de pagamento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA