Neste sábado (9), a Caixa Econômica informou que ao menos 3,5 milhões de pessoas que receberam a primeira parcela do auxílio emergencial ainda não fizeram nenhuma movimentação no dinheiro. Até o momento, o dinheiro do auxílio emergencial foi depositado para 50 milhões de pessoas.
De acordo com o vice-presidente da rede de varejo da Caixa, Paulo Henrique Angelo, 1 em cada 3 pessoas no Brasil receberam o dinheiro destinado a pessoas de baixa renda que não trabalham com carteira assinada.
Os beneficiários que não possuíam conta em banco ou não indicaram uma conta para que fosse depositado os R$600, receberão o benefício por meio de uma poupança social digital que deve ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
O app tem recebido diversas reclamações de acesso por parte dos usuários. No geral, ele possuí três principais funções que permitem a movimentação do benefício sem sair de casa.
Por conta de uma lei, se esse dinheiro não for movimentado pelo prazo de 90 dias vai retornar para o governo federal.
Cerca de 7 milhões de pessoas já sacaram o dinheiro do auxílio. A Caixa registrou 80 mil saques da poupança digital neste sábado (9). Na ocasião, o banco abriu 680 agências entre 8h e 12h para atender os beneficiários.
E informou ainda que cerca de três mil funcionários foram direcionados para o atendimento nas agências com situação mais crítica. Além disso, estão sendo contratados novos 4.800 vigilantes (desse total, dois mil já estão alocados) e 889 recepcionistas para reforçar a orientação e o atendimento ao público.
Além disso, serão colocados à disposição dos beneficiários do auxílio emergencial cinco caminhões-agência em locais com maior necessidade, sobretudo no Norte e no Nordeste.
A Caixa apontou que esta em contato com as prefeituras para fechar parcerias a fim de organizar o atendimento.
A liberação do benefício só é realizado após o Dataprev identificar quem tem direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600.
A Caixa até chegou a anunciar a antecipação dos pagamentos da segunda parcela, mas ela foi cancelada e uma nova data ainda não foi apresentada.
Esse novo lote ainda sem definição de data engloba os inscritos no aplicativo e site do auxílio, e inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família.