Licenciamento ONLINE: aprenda a pedir documento pela internet

Mesmo durante o período de quarentena, o processo de licenciamento online, feito pelo Detran, continua funcionando. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que o pedido do documento deve ser feito pelo site, e a entrega do documento é feita pelos Correios.

Licenciamento ONLINE: aprenda a pedir documento pela internet
Licenciamento ONLINE: aprenda a pedir documento pela internet (Reprodução: Google)

Como fazer o pedido do licenciamento online

O proprietário deve efetuar a solicitação através do site ou pelo aplicativo disponível na Google Play Store e Apple Store.

Dentro do sistema, o usuário precisa inserir as informações do veículo, como Renavan e em seguida efetuar o pagamento da taxa de licenciamento através da rede bancária.

Para receber o documento em casa é preciso pagar uma tarifa de R$11, referente ao frete do Correio. Lembrando que o documento será enviado ao endereço já cadastrado no sistema do Detran.

Os pagamentos que forem efetuados durante o horário comercial e em até 48 horas, terão a versão digital do licenciamento já estará disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”.

Calendário de licenciamento

Para saber o momento de solicitar o licenciamento do seu veículo, fique atento às datas de acordo com o final da placa. No estado de São Paulo, por exemplo, a ordem de pagamentos é esta:

Documento CRLV digital

Desde o fim do ano passado, o Detran SP liberou o CRLV, que é uma versão digital (eletrônica) do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Esse documento online possui a mesma validade jurídica do documento impresso. Dessa forma, os motoristas podem circular com o documento através do aplicativo.

Para ter acesso ao CRLV, o usuário precisa efetuar o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT do Detran. Esse app está disponível para usuários do sistema Android e iOS.

Para baixar de forma gratuita, basta acessar a loja Google Play Store e Apple Store. Nestes aplicativos estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.

YouTube video player
Sair da versão mobile