Golpes aumentam 44% na quarentena; veja DICAS para se prevenir

Pesquisas revelam que com a crise do coronavírus, o número de golpes aumentou em 44% no país. Os dados foram contabilizados pela Federação Brasileira de Bancos (Febran) que pôde perceber que metade da população está sendo vítima de fraudes na internet. Entre as ações mais comuns, links falsos e sites fakes do governo federal são as que mais roubam dados dos usuários. No texto abaixo, separamos algumas dicas para que você não caia em nenhuma fraude, confira.  

Golpes aumentam 44% na quarentena; veja DICAS para se prevenir (Imagem: Reprodução - Google)
Golpes aumentam 44% na quarentena; veja DICAS para se prevenir (Imagem: Reprodução – Google)

4 dicas para evitar golpes

Certifique-se da credibilidade do informante 

A primeira grande dica é você avaliar a credibilidade do informante. Esse ponto deve ser aplicado em tudo, não só em links de sites do governo, como também em reportagens jornalísticas e demais fontes de informação.  

Procure se informar por veículos seguros, de modo que evite correntes de whatsapp e links em perfis de redes sociais. A grande maioria desses sites são fraudados e ao acessa-los você poderá ter seus dados pessoais roubados.  

Cuidado com as ofertas 

Viu alguma promoção que te chamou atenção? Antes de dar início ao processo de compra, procure ir até o site oficial da marca, avalie e veja se há comentários de outros compradores. Desse modo, você poderá conferir se não houve alguma experiência ruim com um cliente e se sua compra será segura.  

Além disso, nunca realize o pagamento de primeira. Procure o mesmo produto desejado em outras redes e faça comparativos de preços. É importante levar em consideração não só o valor, como também o posicionamento e segurança propostos pela marca escolhida.  

Acesse os aplicativos oficiais 

Lojas como as Americanas, Magazine Luize, Amazon, entre outras, contam com aplicativos. A compra pelas ferramentas tende a ser mais segura, tendo em vista que a clonagem dos apps é mais difícil. Além do mais, há sempre promoções e cupons exclusivos na versão mobile das lojas virtuais, então aproveite.  

Não cadastre seu cartão de crédito  

Evite deixar os dados do seu cartão de crédito salvo em qualquer que seja a loja. Se possível, opte sempre usar a versão digital do cartão, tendo em vista que os números são automaticamente renovados pela instituição financeira.

No Nubank, por exemplo, os clientes, pelo app, tem um cartão online, onde basta direcionar o celular para tela e assim não precisará digitar nenhuma informação pessoal.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.