Urgente! Golpe de falso emprego faz centenas de vítimas; saiba como se prevenir

Nesta terça-feira (5), um falso anúncio de emprego fez com que dezenas de desempregados formasse uma longa fila na porta de uma escola, no bairro de Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Se não bastasse o golpe com a mensagem falsa, a aglomeração ainda aconteceu em meio a uma pandemia causada pelo coronavírus.

Urgente! Golpe de falso emprego faz centenas de vítimas; saiba como se prevenir
Urgente! Golpe de falso emprego faz centenas de vítimas; saiba como se prevenir (Imagem:Google)

Esse comunicado circulou por meio de mensagens de WhatsApp, e dizia estar oferecendo 700 vagas em hospitais de campanha da cidade para auxiliares de serviços gerais.

As supostas vagas, ofereciam um salário de R$ 1.153, além de adicional de insalubridade. A promessa era de que a carteira de trabalho seria assinada na hora. Na esperança de conseguir uma oportunidade de trabalho, os trabalhadores desempregados formaram filas em frente à escola municipal Madre Tereza de Calcutá, e encontraram os portões fechados.

A prefeitura do Rio informou por nota que considera esse tipo de atitude “inacreditável e lamentável”, a criação de falsas notícias em um momento tão difícil como o que estamos vivendo, principalmente sobre emprego,uma das partes mais afetadas pela crise. 

Apontou ainda que a Secretaria municipal de Educação não ofereceu vagas de emprego, e que a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) está registrando um boletim de ocorrência para que haja uma investigação policial a fim de averiguar as responsabilidades no caso do falso anúncio.

Além disso, a  RioSaúde, empresa gestora do Hospital de Campanha do Riocentro, reforçou que desconhece a origem dos anúncios citados e não tem qualquer responsabilidade sobre os mesmos. 

Como fugir das falsas mensagens sobre vagas de emprego 

Desconfie de mensagens compartilhadas por meio de redes sociais, todas elas devem ser checadas nos canais oficiais da empresa, a fim de evitar que sejam feitos deslocamentos desnecessários. 

Fique atento ao site, esse é um dos principais sinais de que as vagas são falsas, já que o anúncio pode te levar para uma página “estranha”. Cheia de propagandas, sinais de vírus ou com design amador. A orientação é checar se o endereço leva para um portal de vagas de emprego ou para o próprio site da empresa contratante.

Um outro sinal de que uma oportunidade não é verdadeira é o candidato receber uma ligação imediatamente após fazer sua inscrição. Normalmente, o contato será para oferecer algum serviço pago.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.