Poupatempo SP libera 60 serviços ONLINE a partir desta quinta-feira (7)

Em época de coronavírus, governo de São Paulo disponibiliza aplicativo para a regularização de documentos. Com a necessidade do isolamento social, o governador João Doria (PSDB) anunciou o lançamento do app PoupaTempo digital, ofertando mais de 60 serviços gratuito para a população. A ferramenta permitirá que os cidadãos solicitem a segunda via de suas identidades, carteira nacional de habilitação e mais, tudo de forma gratuita.  

Poupatempo SP libera 60 serviços ONLINE a partir desta quinta-feira (7) (Imagem: Reprodução - Google)
Poupatempo SP libera 60 serviços ONLINE a partir desta quinta-feira (7) (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder ter acesso, basta ir até a loja de ferramentas do aparelho e instalar o dispositivo. Aqueles que acessarem pela primeira vez, deverão gerar um cadastro por meio do LoginSP, que funcionará como um autenticador para que o usuário possa ter seu nome e senha numa área reservada.   

Serviços disponíveis no Poupatempo SP

Entre as atividades, o app permitirá que sejam feitas: a segunda via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), liberação de acesso ao seguro-desemprego, disponibilização da carteira de trabalho digital, atestado de antecedentes criminais e solicitação de serviços da Sabesp. 

Poderão ser validados também: Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar.

Já na semana que vem, a ferramenta incluirá a Indicação de Condutor, Autenticidade de Certidões e consultas e CFC e ECV, do Detran.SP, entre outros. 

De acordo com o governador, a iniciativa tem como finalidade incentivar a população a permanecer em suas casas e conter o número de proliferação do covid19. Até o momento, o estado de São Paulo está entre as regiões mais afetadas.  

“No momento do distanciamento social e das dificuldades que as pessoas encontram por conta da orientação de ficar em casa, a utilização do serviço digital facilita e poupa tempo”, disse Doria. 

Os serviços também podem ser resolvidos, e as dúvidas sanadas acessando o site do Poupatempo. 

RG para pessoas em situação de rua 

Desde a última quarta-feira (6), o governo deu início também a uma ação de força tarefa na qual a polícia civil está auxiliando para fornecer a carteira de identidades para moradores de rua.

Com os documentos em mão, os cidadãos poderão solicitar auxílios sociais, como o coronavoucher, ofertado pelo governo federal. As solicitações são gratuitas e o documento é entregue em até três dias.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.