Poupatempo SP libera 60 serviços ONLINE a partir desta quinta-feira (7)

Em época de coronavírus, governo de São Paulo disponibiliza aplicativo para a regularização de documentos. Com a necessidade do isolamento social, o governador João Doria (PSDB) anunciou o lançamento do app PoupaTempo digital, ofertando mais de 60 serviços gratuito para a população. A ferramenta permitirá que os cidadãos solicitem a segunda via de suas identidades, carteira nacional de habilitação e mais, tudo de forma gratuita.  

Poupatempo SP libera 60 serviços ONLINE a partir desta quinta-feira (7) (Imagem: Reprodução - Google)
Poupatempo SP libera 60 serviços ONLINE a partir desta quinta-feira (7) (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder ter acesso, basta ir até a loja de ferramentas do aparelho e instalar o dispositivo. Aqueles que acessarem pela primeira vez, deverão gerar um cadastro por meio do LoginSP, que funcionará como um autenticador para que o usuário possa ter seu nome e senha numa área reservada.   

Serviços disponíveis no Poupatempo SP

Entre as atividades, o app permitirá que sejam feitas: a segunda via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), liberação de acesso ao seguro-desemprego, disponibilização da carteira de trabalho digital, atestado de antecedentes criminais e solicitação de serviços da Sabesp. 

Poderão ser validados também: Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar.

Já na semana que vem, a ferramenta incluirá a Indicação de Condutor, Autenticidade de Certidões e consultas e CFC e ECV, do Detran.SP, entre outros. 

De acordo com o governador, a iniciativa tem como finalidade incentivar a população a permanecer em suas casas e conter o número de proliferação do covid19. Até o momento, o estado de São Paulo está entre as regiões mais afetadas.  

“No momento do distanciamento social e das dificuldades que as pessoas encontram por conta da orientação de ficar em casa, a utilização do serviço digital facilita e poupa tempo”, disse Doria. 

Os serviços também podem ser resolvidos, e as dúvidas sanadas acessando o site do Poupatempo. 

RG para pessoas em situação de rua 

Desde a última quarta-feira (6), o governo deu início também a uma ação de força tarefa na qual a polícia civil está auxiliando para fornecer a carteira de identidades para moradores de rua.

Com os documentos em mão, os cidadãos poderão solicitar auxílios sociais, como o coronavoucher, ofertado pelo governo federal. As solicitações são gratuitas e o documento é entregue em até três dias.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.