Em época de coronavírus, governo de São Paulo disponibiliza aplicativo para a regularização de documentos. Com a necessidade do isolamento social, o governador João Doria (PSDB) anunciou o lançamento do app PoupaTempo digital, ofertando mais de 60 serviços gratuito para a população. A ferramenta permitirá que os cidadãos solicitem a segunda via de suas identidades, carteira nacional de habilitação e mais, tudo de forma gratuita.
Para poder ter acesso, basta ir até a loja de ferramentas do aparelho e instalar o dispositivo. Aqueles que acessarem pela primeira vez, deverão gerar um cadastro por meio do LoginSP, que funcionará como um autenticador para que o usuário possa ter seu nome e senha numa área reservada.
Serviços disponíveis no Poupatempo SP
Entre as atividades, o app permitirá que sejam feitas: a segunda via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), liberação de acesso ao seguro-desemprego, disponibilização da carteira de trabalho digital, atestado de antecedentes criminais e solicitação de serviços da Sabesp.
Poderão ser validados também: Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar.
Já na semana que vem, a ferramenta incluirá a Indicação de Condutor, Autenticidade de Certidões e consultas e CFC e ECV, do Detran.SP, entre outros.
De acordo com o governador, a iniciativa tem como finalidade incentivar a população a permanecer em suas casas e conter o número de proliferação do covid–19. Até o momento, o estado de São Paulo está entre as regiões mais afetadas.
“No momento do distanciamento social e das dificuldades que as pessoas encontram por conta da orientação de ficar em casa, a utilização do serviço digital facilita e poupa tempo”, disse Doria.
Os serviços também podem ser resolvidos, e as dúvidas sanadas acessando o site do Poupatempo.
RG para pessoas em situação de rua
Desde a última quarta-feira (6), o governo deu início também a uma ação de força tarefa na qual a polícia civil está auxiliando para fornecer a carteira de identidades para moradores de rua.
Com os documentos em mão, os cidadãos poderão solicitar auxílios sociais, como o coronavoucher, ofertado pelo governo federal. As solicitações são gratuitas e o documento é entregue em até três dias.