Se você tem algum negócio ou comércio, é bem provável que ele esteja de portas fechadas ou com funcionamento reduzido. Sabemos que todos temos que nos esforçar para cumprir nossa parte e contribuir para a diminuição da transmissão do vírus. Por isso trouxe dicas de como impulsionar as vendas do seu negócio sem precisar sair de casa.
Porém o fechamento da loja física pode significar uma grande queda nas vendas, ainda mais para as pequenas e microempresas, que podem ser mais atingidas pelas crise.
Muitos destes estabelecimentos estão se esforçando para manter as contas em dia, pagar os funcionários e até eventuais dívidas.
Inicie no mercado de Delivery
Pode parecer que quando falamos de Delivery estamos nos direcionando apenas para restaurantes, lanchonetes e outras empresas de alimentação, mas definitivamente não é só isso.
Atualmente, com um número cada vez maior de plataformas de logística, que te permitem acelerar as entregas aos clientes.
Os serviços te ajudam a contratar motoboys e transportadoras para realizar as suas entregas.
Comunique-se com o seu público pelas redes sociais
O cenário atual exige que as empresas saibam se comunicar, será necessário flexibilidade e adaptação à mudanças.
E para se comunicar de maneira efetiva com os seus clientes, em uma época de quarentena, é essencial que a empresa já esteja nas Redes Sociais.
Muitas empresas já obtém resultados concretos apenas como frutos das redes sociais, exemplo disso é aumento das vendas e no número de acessos e engajamento.
Plataformas de vendas on-line
Para aqueles que ainda não estão completamente inseridos no e-commerce, pode ser uma boa estratégia fazer parte de uma plataforma de vendas on-line, também conhecidas como marketplace.
Recentemente mostrei o passo a passo completo para criar uma loja virtual do zero. Nesse tipo de plataforma é mais fácil inserir seus produtos e serviços e começar a vender pela internet.
São bons exemplos de marketplaces, empresas como:
Existem inúmeras possibilidades no mercado, mas é importante analisar as condições comerciais de cada parceiro antes de tomar uma decisão.
Busque novas fontes de renda
Como dono do seu negócio você tem toda autonomia para buscar novas fontes de renda, seja procurando mais clientes ou acrescentando mais produtos na prateleira.
Aumentar o número de parcerias com aplicativos para quem é motorista ou entregador, criar pacotes com mais serviços e com uma margem de lucro maior para quem é diarista ou cabeleireiro por exemplo.
De qualquer maneira busque tudo aquilo que você pode fazer durante a quarentena e que te traga um receita e consequente um salário maior.
Invista em treinamentos
Outra boa alternativa é aproveitar o tempo de quarentena para investir em aprendizado e conhecimento. Conteúdos ligados a venda podem ajudar você e seu time a aumentar as sua vendas.
Existem uma grande variedade de conteúdos gratuitos durante a quarentena, justamente para te ajudar a lapidar suas habilidade.
Nem precisam ser apenas cursos da área de vendas, já que existem muitos temas de diferentes área que vão te ajudar a gerir melhor o seu negócio.
A palavra chave é inovar para o sucesso do seu negócio
Não importa o tamanho do seu negócio, se é uma grande ou microempresa, a inovação deve estar constantemente como objetivo diário.
Nem sempre isso quer dizer descobrir uma nova tecnologia ou processo, mas sim uma maneira de sempre buscar caminhos e soluções melhores para problemas, sejam eles problemas antigos ou novos.
Nos dias atuais a inovação é ir até os clientes e não esperar mais que eles venham até você, sejam nas redes sociais ou em seu site. É buscar novos horizontes, novos negócios e maneiras de atender e encantar seus clientes;
De maneira geral, é a inovação que vai trazer o sustento de muitas empresas durante a crise, que mesmo em meio tantas dificuldades encontraram maneiras de se superar e dar a volta por cima!