Entenda como a Selic influencia nas taxas de juros ao consumidor

Crise do covid-19 segue impactando a economia. Nessa quarta-feira (6), o Banco Central anunciou mais uma redução na taxa básica de juros (Selic). O reajuste foi de 0,75 ponto percentual, fazendo com que a tarifa caísse de 3,75% para 3% ao ano. Trata-se do menor número desde 1996 e, de acordo com especialistas, há ainda novas chances para outros cortes.  

Entenda como a Selic influencia nas taxas de juros ao consumidor (Imagem: Reprodução - Google)
Entenda como a Selic influencia nas taxas de juros ao consumidor (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, a decisão foi necessária levando em consideração os efeitos da pandemia em todo o território nacional. O grupo argumentou que, nesse momento, a principal missão é estimular o mercado para que mais à frente o mesmo tenha a oportunidade de reagir a crise.  

“Apesar da provisão adicional de estímulos fiscal e monetário pelas principais economias, o ambiente para as economias emergentes segue desafiador, com saída de capitais significativamente superior à de episódios anteriores”, acrescentou o Copom.  

Desde a chegada do coronavírus do Brasil, devidamente registrado no mês de março, foram contabilizados 2 cortes consecutivos. Entenda os efeitos dessa ação nas taxas de juros para o consumidor.  

Tarifas mais altas 

Como a Selic é utilizada como base da economia para determinar as taxas de juros dos financiamentos, suas variações interferem diretamente na remuneração dos produtos e serviços.

Isso significa que, mesmo com as reduções, o consumidor precisará contar com preços mais altos, tendo em vista a desvalorização do mercado.  

Impactos do corte da Selic na poupança  

Outro serviço que também vem perdendo sua rentabilidade é a poupança, utilizada por milhares de brasileiros para gerir investimentos. Se a Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende aproximadamente 6,17%, 0,5% ao mês.

No entanto, quando a mesma está menor que 8%, a poupança passar a apresentar um lucro mínimo ou inexistente 

Juros x inflação 

No que diz respeito aos impactos na inflação, o Banco Central usa os juros para tentar estimular a economia. Se a inflação estiver alta, os juros aumentam para que os preços caiam.

Porém, estando baixo, os produtos permanecem com os números de venda elevados. Para esse ano, a meta da inflação era de 4%. Em 2019, o país fechou com 4,31%. Até o mês de março, o IBGE mostrava que estávamos com 0,07%.   

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.