2ª parcela do auxílio emergencial será repassada em cronograma “espaçoso”

Nova rodada do auxilio emergencial terá um cronograma mais espaçoso. Nessa quarta-feira (6), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou que a segunda parcela será paga em datas mais distantes. De acordo com ele, a medida tem como finalidade evitar aglomerações nas agências bancárias e levará em consideração a data de nascimento dos beneficiários. 

2ª parcela do auxílio emergencial será repassada em cronograma "espaçoso" (Imagem: Reprodução - Google)
2ª parcela do auxílio emergencial será repassada em cronograma “espaçoso” (Imagem: Reprodução – Google)

Na primeira parcela, os nascidos entre os meses de janeiro e fevereiro receberam juntos. No entanto, a partir de agora, a instituição determinarão datas diferentes para cada grupo.

Desse modo, Guimarães afirma que espera reduzir os problemas com congestionamentos nas unidades físicas e pede a colaboração da população para seguir as determinações.  

No que diz respeito ao pagamento para quem é do Bolsa Família e para os cadastrados na poupança digital, as datas também serão distintas e deverão ocorrer com um espaçamento semanal. 

Novo cronograma 

Conforme informou o presidente da Caixa, o novo cronograma deverá ser divulgado ainda nesta quinta-feira (7), nos canais oficias da instituição e também pelo Ministério da Cidadania. 

Quanto a terceira parcela, prevista para o mês de junho, os gestores deverão avaliar se as novas estratégias funcionarão para assim definir o último pagamento.  

Sobre cadastros e benefícios presos  

Questionado sobre o atraso na aprovação dos cadastros do app Auxílio Emergencial, Guimarães explicou que tal atividade é de responsabilidade da Dataprev e que a instituição apenas faz os repasses.  

Segundo ele, os brasileiros que tiverem os pagamentos suspensos, mesmo com a liberação da segunda rodada, poderão receber a quantia de forma acumulada, podendo ter acesso até aos três meses de uma única vez 

— Quem eventualmente for cadastrado e tiver o pagamento aprovado após o cronograma da primeira parcela terá direito às três parcelas. Todos os brasileiros receberão três parcelas — disse Guimarães. 

Realização dos saques do auxílio emergencial 

Para poder receber os valores, os beneficiários precisam comparecer até as unidades da Caixa apresentando um documento oficial com foto.

As agências estão contando com reforços de seguranças, para conter o número de aglomerações nas filas e também solicitam que os cadastrados compareçam utilizando mascaras e luvas. As medidas visam evitar o contágio do Covid-19 entre os servidores e a população.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.