Pedidos de seguro desemprego tem crescimento preocupante no Acre

Durante a pandemia do novo coronavírus, as contratações diminuíram e a receita das empresas também. Além de não selecionar novos integrantes para o corpo de funcionários, as instituições precisaram dispensar os que já eram contratados. Logo, a demissão tem causado uma grande alta nas solicitações do seguro-desemprego.

Pedidos de seguro desemprego tem crescimento preocupante no Acre (Montagem/FDR)
Pedidos de seguro desemprego tem crescimento preocupante no Acre (Montagem/FDR)

No Acre, estado da região Norte do país, a busca pelo benefício deu um crescimento muito grande. A média de solicitações era de um pouco mais de 100, mas com a pandemia o salto foi grande e registrou 990 pedidos.

As informações foram compartilhadas pelo o coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Marcos Morais. No mês de abril o total de solicitações foi um dos maiores registrados.

“Empresas pararam e demitiram 30 ou 40 funcionários. Então, todo mundo logo no começo deu aquela carregada. Mas, espalhamos bastante os números do atendimento remoto e deu uma aliviada”, detalhou em entrevista ao portal G1.

Já em relação aos atendimentos a estes brasileiros que estão sendo demitidos, as informações são que vem sendo realizadas através de linhas telefônicas que foram disponibilizadas. Uma equipe de cinco servidores faz o atendimento por telefone.

Ainda de acordo com o profissional, um dos principais fatores para o aumento do desemprego é a suspensão das atividades não essenciais. Para tentar auxiliar este público, foi realizada parceria com a Secretaria do Trabalho.

Vale ressaltar que as vagas de emprego que eram divulgadas diariamente pelo Sine não estão mais sendo anunciadas. De acordo com Marcos, as empresas não estão mais contratando profissionais neste período.

Já para a realização dos atendimento de forma remota, conforme falado pelo coordenador, o Sine orienta os trabalhadores a baixarem a carteira de trabalho digital. Aplicativo é disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS.

A orientação é dada pelos funcionários, pois através do aplicativo é possível realizar a solicitação do seguro-desemprego e também acompanhar todas as questões ligadas a vida do trabalhador, sem a necessidade de sair de casa.

Já para aqueles que estão enfrentando dificuldades, os telefones de contato para quem precisar do seguro desemprego são: 3215-2442, 3215-2448 e 3215-2419.