FGTS: veja como usar seu saldo em nova modalidade de empréstimo

No ano passado o governo federal liberou mais uma nova modalidade de saque para trabalhadores. O saque-aniversário é uma opção para ter uma retirada do valor das contas do FGTS anualmente.

FGTS: veja como usar seu saldo em nova modalidade de empréstimo (Reprodução/Internet)
FGTS: veja como usar seu saldo em nova modalidade de empréstimo (Reprodução/Internet)

Com ele, uma nova funcionalidade foi agregada, como antecipar o resgate dos recursos para fazer empréstimos bancários em 60 dias.

De acordo com o texto, o cotista poderá oferecer todo o saldo da conta vinculada para obter o máximo de financiamento que puder.

Vale lembrar que os pagamentos do saque aniversário começaram no último mês. Com a nova regra, os bancos tem até 30 dias para começar a oferecer os empréstimos. Além disto, será necessário também que a Caixa realize ajustes. Mesmo prazo foi definido.

Com a implementação, os trabalhadores agora podem pedir aos bancos o limite do saldo que está previsto para receber neste ano. Sendo assim, não é necessário esperar para ter o dinheiro no cronograma definido pelo governo.

Para obter o benefício, o interessado deverá ter a noção de que crédito concedido ficará bloqueado na conta vinculada do FGTS até o término do contrato. Desta forma, anualmente Caixa repassará as parcelas ao banco que deu o financiamento.

Nestes casos o juros serão de forma mais baixa, sempre considerando o teto do consignado no serviço público. Além destes pontos, valor também pode ser utilizado como garantia de empréstimos.

Também será possível usar os recursos como, neste caso, o tomador paga as parcelas e em caso de inadimplência, o banco que ofereceu o crédito receberá o valor correspondente ao crédito, que também ficará retido na conta vinculada do trabalhador.

O saque-aniversário FGTS permite a retirada de um percentual do saldo de contas ativas e inativas, acumulado do fundo anualmente em períodos correspondentes ao aniversário do contribuinte.

Os interessados poderão sacar da sua conta do FGTS um valor definido pela Caixa Econômica Federal. A data de recebimento poderá ser no 1° dia ou no 10° dia do mês de seu aniversário, a depender da escolha do contribuinte.

Segundo a Caixa, mais de quatro milhões de cotistas fizeram a opção pelo saque aniversário e a tendência é que o número de adesões suba. Calendário de pagamentos de 2020 já começou em abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!