Comércios cumprirão NOVAS regras de funcionamento no Nordeste

Proliferação do coronavírus prorroga o prazo da quarentena no Nordeste, e o fechamento dos comércios. Nessa terça-feira (6), o governo do Ceará anunciou que o isolamento social ganhará novos reforços em todo o território. Entre as medidas já divulgadas, a região terá o uso de máscaras como obrigatório e cobrará multa para aqueles que descumprirem as determinações. Até o momento, a secretaria da saúde já contabilizou 712 mortes, sendo o terceiro estado com o maior número de casos do país.  

Comércios de serviços essenciais cumprirão novas regras de funcionamento no Nordeste (Imagem: Reprodução - Prefeitura de Fortaleza)
Comércios cumprirão novas regras de funcionamento no Nordeste (Imagem: Reprodução – Prefeitura de Fortaleza)

De acordo com os dados do governo estadual, somente nas últimas 24h o número de infectados cresceu em cerca de 32%, ao todo são mais de 11.040 casos. A população vem enfraquecendo a quarentena, circulando e formando aglomerações em supermercados e agências bancárias.  

Fortaleza fiscalizará ruas e comércios 

A partir desta sexta-feira (8), a capital Fortaleza ficará com suas ruas monitoradas. Os agentes da prefeitura estarão realizando fiscalizações para poder conter o número de pessoas e carros em espaços públicos. 

Segundo o prefeito, Roberto Cláudio (PDT), deverão funcionar apenas serviços essenciais, como farmácias e mercados, mas sob restrições de segurança. “Aplicaremos novas medidas de cuidado, de prevenção dentro do funcionamento das atividades essenciais”, pontuou Cláudio. 

Espaços como praças, praias e orlas ficaram suspensos até o dia 20 de maio. Aqueles que descumprirem serão multados pelos agentes e convidados a se retirarem das regiões.  

Aplicação das medidas 

A primeira iniciativa de isolamento social no Ceará foi aplicada ainda no mês de março. O governo paralisou as atividades entre o dia 20 de março até 20 de abril. No entanto, o prazo vem sendo renovado desde então, a considerar o crescimento no número de casos.  

Ao anunciar as medidas, o governador Camilo Santana (PT) fez um apelo para que a população cumprisse as determinações. Ele explicou que cabe ao poder público elaborar estratégias para conter a pandemia, mas que a situação também exige compreensão por parte dos cidadãos. 

Em sua fala, Camilo reforçou que o sistema de saúde do Ceará chegou ao limite, estando com leitos, respiradores e demais medicamentos esgotados.  

“E garantir que nós possamos ampliar o sistema público de saúde para atender as pessoas. Para minimizar os impactos da pandemia e salvar vidas”.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.