Estou com meu título de eleitor irregular, o que devo fazer?

Importante documento para os Brasileiros, o Título de Eleitor é necessário não só no dia da eleição, mas para tirar passaportes, se inscrever em universidades, abrir o MEI entre outros. Desde 2017, é disponibilizado a versão digital do documento que pode ser acessado pelo celular. Se você precisa regularizar seu título, saiba que pode fazer pela internet de maneira fácil.

Estou com meu título de eleitor irregular, o que devo fazer?
Estou com meu título de eleitor irregular, o que devo fazer? (Foto: Google)

Consultar situação do Título de Eleitor

Antes de mais nada, é importante consultar como está a situação de seu título.

Reprodução
Print de Tela
  • Agora insira o seu nome, número de seu CPF ou título de eleitor. Então clique em “Consultar”;
Reprodução
Print de Tela
  • Ao abrir a página, basta olhar a “Situação da inscrição”.
Reprodução
Print de Tela

Regularizando a situação

Se por algum motivo você não compareceu a eleição em algum ano eleitoral e isto deixou seu título de eleitor em situação irregular, através do próprio site do Tribunal Superior Eleitoral, você consegue emitir um boleto para regularizar seu documento.

Mas atenção, o prazo para regularizar todas as pendências termina amanhã, dia 6 de maio. Para realizar esta ação, faça o seguinte:

  • Vá na página principal do Título no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clique em Quitação de Multas;
Reprodução
Print de Tela
  • Vá até o final da nova página;
Reprodução
Print de Tela
  • Na opção  “Título de eleitor”, escolha o que representa a sua situação;
Reprodução
Print de Tela
  • Insira os dados pedidos e clique em “Próximo”.
Reprodução
Print de Tela

Pronto, agora é só seguir com o procedimento até que o site gere um boleto para você indicando o valor que precisa ser pago para regularizar o seu título de eleitor.

Emissão de CPF Online

A Receita Federal liberou uma excelente ferramenta para as pessoas possam emitir CPF de forma gratuita. O documento é de extrema importância para todos os brasileiros, sendo solicitado em diversas situações. Agora é possível emitir o CPF pela internet via e-mail.

Após separar e escanear os documento necessários, será preciso enviar o e-mail para a Receita Federal. Este processo é simples e fácil. Porém você precisa se atentar e enviar os documentos para o email do estado que mora. Todas as informações de como fazer essa emissão, você encontra nesta matéria aqui. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.