O saque do auxílio emergencial de R$600 em dinheiro diretamente da poupança digital criada pelo governo, começou na última semana, mas muitos dos beneficiários reclamaram que o aplicativo da Caixa que gera o código para o saque em caixas eletrônicos ou lotéricas estava com problemas.
Assim, a Caixa afirmou em nota que o beneficiários podem ir até uma agência, onde terá todo o suporte e ajuda.
“Caso o cliente não consiga emitir o código para saque (token) através do app Caixa Tem, poderá se dirigir a uma agência para obter auxílio”, disse a nota.
Na agência quem vai gerar o código serão os atendentes, igual ao do aplicativo. Com esses números o beneficiário irá conseguir realizar o saque.
Mas isso deve ser feito em último caso, para evitar aglomerações nas agências da Caixa, para que o coronavírus não expanda a sua contaminação.
Antes de se deslocar para uma agência o indicado é tentar realizar o saque digital, gerando o código no App. A recomendação é se certificar de que o pedido do auxílio já foi feito e aprovado.
Isso deve ser realizado pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, disponível para os sistemas Android e IOS ou pelo site da Caixa.
O saque ainda foi dividido no seguinte calendário:
- Até sexta-feira (1), o saque já havia sido liberado para os nascidos entre os meses de janeiro e agosto.
- No sábado (2), começaram a sacar os que nasceram em setembro ou outubro;
- Terça-feira (5), podem receber os de novembro ou dezembro.
As datas são apenas de início do saque, ou seja, o dinheiro estará disponível a partir deste dia.
A conta criada pela Caixa é uma poupança gratuita e isenta de cobrança de tarifas de manutenção, e poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa TEM.
Os trabalhadores incluídos no Cadastro Único até o dia 20 de março que tinham direito ao auxílio, e que não tiverem conta identificada terão aberta automaticamente pela Caixa a conta poupança social digital.
Aqueles que receberem o crédito do auxílio por meio da conta digital podem efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa, ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.