Saque aniversário FGTS começa a ser liberado para ESTE grupo de trabalhadores

Os brasileiros nascidos em março e abril que aderiram ao saque-aniversário do FGTS, receberão a quantia a partir de hoje (4). Desde que tenham optado pela modalidade até o último dia útil do mês do seu aniversário. 

Saque aniversário FGTS começa a ser liberado para ESTE grupo de trabalhadores
Saque aniversário FGTS começa a ser liberado para ESTE grupo de trabalhadores (Foto:FDR)

O saque aniversário permite que o trabalhador retire anualmente, uma parcela do seu dinheiro. A quantia será paga na data que o beneficiário escolheu no momento da adesão. 

Tendo em vista que dia 1° de maio não foi dia útil e que dia 10 de maio também não é dia útil. Quem receber no dia 11, terá direito a juros e atualização monetária.

O recebimento também será pelo canal que o trabalhador escolheu no momento em que aderiu ao saque. 

Os canais para receber são as agências da Caixa, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, ou transferindo para a conta de outra instituição financeira.

Por conta do coronavírus, aqueles que tinham escolhido resgatar o dinheiro pessoalmente podem mudar a opção no aplicativo “App FGTS”, para receber o crédito direto em conta, em qualquer banco. 

Essa mudança pode ser feita até o dia 24 de julho para que seja possível receber o dinheiro até o dia 31 de julho

A migração para a modalidade de saque-aniversário é opcional e deve ser informada a Caixa. Por meio do aplicativo do fundo de garantia, ou no site do banco. 

É importante lembrar que, ao escolher o saque-aniversário, a pessoa perde a possibilidade de saque do valor integral dos depósitos se for demitido.

O que permanece é a multa rescisória de 40% sobre todos os valores depositados pelo último empregador para casos de desligamento sem justa causa. Em qualquer uma das modalidades de saque, o trabalhador continua a receber a multa.

A mudança de modalidade de saque também não altera a possibilidade de acesso ao saldo que sobrou do FGTS para comprar a casa própria, em caso de aposentadoria ou doença grave.

Se o trabalhador optar pelo saque-aniversário e depois quiser voltar para o antigo saque terá que esperar 24 meses para a mudança ser feita novamente.

Se a retirada não for realizada, o valor volta para o fundo do FGTS. No ano que vem, o saque ficará disponível pelo período de três meses.

Como aderir ao saque aniversário FGTS

Aqueles que desejarem aderir a modalidade devem realizá-lo pelo aplicativo do FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br

Em ambos é só procurar por “Meu FGTS”, em seguida acessar a aba “Saque-Aniversário”. Você deve então ler e concordar com os termos e condições e clicar em “Aderir ao saque aniversário”.

Tomando como base o seu atual saldo, o sistema da Caixa Econômica permite que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário em 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!