IRPF 2020: menos da metade dos contribuintes enviaram documento

Com a ampliação do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2020) até o dia 30 de junho, apenas 12.466,117 contribuintes enviaram a declaração nos registros finalizados na última quarta-feira (29).

IRPF 2020: menos da metade dos contribuintes enviaram documento
IRPF 2020: menos da metade dos contribuintes enviaram documento (Foto: Google)

O prazo para a entrega começou no dia 2 de março e foi estendido devido a pandemia no novo coronavírus. A Receita espera para este ano, uma média de 32 milhões de declarações entregues até o final do prazo. Com isso, faltam ainda 19.533.833 de contribuintes entregarem.

Esta decisão, alterou alguns pontos da declaração como, não ser mais obrigatório informar o número do recibo de entrega da última declaração de ajuste anual.

A medida tem o objetivo de se prevenir aglomerações de contribuintes no atendimento da Receita Federal, bem como em empresas ou instituições financeiras.

Restituição do IRPF 2020

Mesmo com a ampliação do prazo de entrega da declaração, o calendário de restituição permanece inalterado. Os cinco lotes de pagamento definidos começam em 29 de maio e terminam no dia 30 setembro.

Eles seguem priorizando idosos, portadores de deficiência física ou mental e aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério, assim como em anos anteriores. Após eles, serão pagos os demais contribuintes.

Desta forma, a regra permanece valendo. O contribuinte que entrega e transmite o imposto com antecedência, é inserido nas primeiras levas do pagamento.

Para isso, a formação de cada lote, considera as declarações transmitidas e processadas até a data de emissão do respectivo lote, que acontece em cerca de 15 dias antes da data do pagamento das restituições. A informação pode ser acessada no site da Receita.

Declaração obrigatória

A declaração é obrigatória para todos que receberam rendimentos tributáveis maiores que R$28.559,70 no ano passado.

Deve declarar também:

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile