ESTA informação impede pesquisa com índice exato de desemprego no país

O impacto proveniente da crise do novo coronavírus pode ter índices ainda maiores quando considerado as taxas de desemprego. Isto porque dados sobre este ponto ainda não tem dados detalhados sobre o setor.

ESTA informação impede pesquisa com índice exato de desemprego no país (Reprodução/Internet)
ESTA informação impede pesquisa com índice exato de desemprego no país (Reprodução/Internet)

Uma vez que há uma dificuldade para obter dados atualizados sobre os impactos da crise no mercado de trabalho. Atualmente, o principal levantamento sobre o emprego e a situação social das famílias está comprometido.

Apenas 60% do esperado no levantamento de respostas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), do IBGE, foi coletado no mês de março. Ou seja, a realidade sobre a fidelidade dos dados pode ser inconstante.

A dificuldade na obtenção de respostas foi feita mediante a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou a realização da amostragem e que foi feita de forma parcial por telefone. Vale destacar que mês anterior, aproxima-se de 88%.

Outro ponto também que detalha estas questões é que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza demissões e admissões formais, não é divulgado pelo Ministério da Economia desde janeiro.

Para tentar obter um índice de forma mais exata, Confederação Nacional do Comércio (CNC) precisou recorrer a empresas privadas e ferramentas de pesquisa na internet para fazer estimativas sobre o impacto da paralisia nas vendas do setor.

Uma vez que sem a certeza dos dados, especialistas detalham que há problemas na hora de realizar um investimento e posicionar no mercado. Além do agravante de que fornecedores podem ter seus meios parados por causa da crise.

Se continuar neste cenário, a pesquisa da PNADC de abril também está comprometida, pois o IBGE está impossibilitado de ir ate às casas dos trabalhadores. Órgão usa lista de números provenientes da Anatel de 2019 para fazer o levantamento.

Especialistas por sua vez detalham que o uso dos dados da PNADC são importantes para detalhar de forma precisa os índices, inclusive do do PIB.

Mesmo com a pandemia, a expectativa é de continuar a realizar o levantamento. Ações devem partir da atualização de cadastro por parte do órgão e implementação de novos sistemas gerenciais para efetivação de coleta de dados em tempo de crise.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!