Como sacar seu auxílio emergencial com mais segurança

O auxílio emergencial do governo veio como uma grande ajuda para os trabalhadores neste período difícil de quarentena. Porém, não podemos esquecer dos cuidados que precisamos tomar ao sair sair de casa para realizar o saque. Confira algumas dicas para fazer o saque em segurança e também como utiliza-lo da melhor maneira.

Como sacar seu auxílio emergencial com mais segurança
Como sacar seu auxílio emergencial com mais segurança (Imagem FDR)

Mantenha distância na fila das agências

Não se esqueça da importância de manter 1 metro de distância de outras pessoas e usar sua máscara de proteção. Leve sempre um vidrinho de álcool em gel para higienizar as mãos.

Evite horários de pico para sacar o auxílio emergencial

Tente chegar cedo a agência que você frequenta. Desta forma você evita os horários mais cheios que acabam causando aglomerações que são perigosas neste momento. Consulte o horário de funcionamento de sua agência antes de se dirigir a ela.

Voltando para casa

Após sair da agência e voltar para casa, limpe a maçaneta. E faça o mesmo com qualquer objeto em que você encoste antes de lavar as mãos com água e sabão como por exemplo: telefone, controle remoto entre outros. Não entre com sapatos. Os calçados podem trazer o vírus para dentro de sua casa. Os deixe sempre do lado de fora.

Tire as roupas e coloque junto as outras que serão lavadas em breve. Após isto, tome um banho. Limpar a casa uma vez ao dia é o bastante. Utilize produtos de limpeza comuns respeitando as instruções de diluição que constam na embalagem.

Usando o auxílio emergencial da melhor forma

Usar o valor do auxílio de forma consciente também é importante por isso:

Priorize as contas

As necessidades básicas não esperam e precisam estar entre as prioridades. Comece separando o dinheiro para pagar as contas de: água, telefone, energia, gás, farmácia, entre outras. Esses serviços são essenciais no dia a dia e precisam de atenção especial.

Compra de alimentos

Priorize as compras da semana ou do mês. Uma dica importante é fazer uma lista antes de ir ao supermercado. Quando não listamos nossas necessidades, é mais provável ficarmos dando voltas pelo supermercado e pegando mais coisas do que realmente iremos precisar.

Evite compras desnecessárias

Lembre-se, é tempo de economizar e priorizar o que é mais urgente e importante. Só faça uma compra fora do essencial se tiver certeza que consegue arcar com o pagamento. Não é uma boa neste momento se comprometer com parcelamentos, por exemplo.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.