Transição ao saque aniversário FGTS termina HOJE para nascidos em abril

Aniversariantes do mês de abril têm até hoje para solicitar a transferência de seu fundo de garantia. Se encerra nesta quinta-feira (30), o prazo para realizar a portabilidade para o saque-aniversário FGTS e receber o benefício ainda em 2020. Os interessados em aderir a categoria, devem acessar o aplicativo do fundo e validar a mudança. O serviço é feito de forma automática, conforme explicará o texto abaixo.  

Transição para saque aniversário FGTS termina HOJE para nascidos em abril (Imagem: Reprodução - Google)
Transição para saque aniversário FGTS termina HOJE para nascidos em abril (Imagem: Reprodução – Google)

Se você nasceu no mês de abril e deseja ter acesso ao pagamento do saque-aniversário ainda esse ano, fique atento. Para poder solicitar o pagamento é preciso registrar a mudança em seu fundo de garantia. Para isso, o primeiro passo é instalar o aplicativo do FGTS em seu celular.  

Com a ferramentas em mãos, você deverá fazer um login de acesso, fornecendo o seu nome completo, data de nascimento e número do NIS ou do CPF. Na sequência, a plataforma irá também solicitar o nome completo de seus pais, apenas para confirmar suas informações.  

Ao adentrar em seu perfil pessoal, você poderá conferir os valores de seus fundos e a quantidade presente nas contas ativas e inativas.

No que diz respeito a portabilidade, na parte inferior da tela, é possível conferir as modalidades que estão em funcionamento. Ao selecionar a opção ‘saque aniversário’ o aplicativo irá lhe fornecer um documento com todos os termos de adesão.  

Nele, constará algumas informações que é preciso ter em mente, como o tempo de carência e consequências da mudança. Quem aderir a função aniversário, não tem direito ao saque rescisão, tendo em vista que já receberá valores anuais.

Além disso, o benefício apresenta um tempo de carência de dois anos, para aqueles que quiserem desistir e retomar a função tradicional.  

Ciente das regras, basta confirmar a solicitação e aguardar o retorno da aprovação. O app do FGTS envia um informe validando o cadastro dentro de um prazo de 24h e a partir de então você passa a ser inserido diretamente no calendário de pagamentos.  

Esta transição também pode ser feito no site do FGTS, uma página exclusiva da Caixa Econômica Federal que requer os mesmos passos indicados.

Datas do saque-aniversário FGTS 2020

Para quem nasceu em abril, os depósitos deverão ocorrer durante o mês de maio. Esse ano, por ser a primeira rodada, o cronograma não seguirá as datas corretamente do mês de nascimento do trabalhador.

No entanto, a partir do mês de julho os valores passarão a ser enviados no prazo correto. Confira o calendário do saque-aniversário 2020 

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020; 
  • Nascidos em março e abril: saque de maio a julho de 2020; 
  • Nascidos em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020; 
  • Nascidos em julho: saque de julho a setembro de 2020; 
  • Nascidos em agosto: saque de agosto a outubro de 2020; 
  • Nascidos em setembro: saque de setembro a novembro de 2020; 
  • Nascidos em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020; 
  • Nascidos em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021; 
  • Nascidos em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.