Transição ao saque aniversário FGTS termina HOJE para nascidos em abril

Aniversariantes do mês de abril têm até hoje para solicitar a transferência de seu fundo de garantia. Se encerra nesta quinta-feira (30), o prazo para realizar a portabilidade para o saque-aniversário FGTS e receber o benefício ainda em 2020. Os interessados em aderir a categoria, devem acessar o aplicativo do fundo e validar a mudança. O serviço é feito de forma automática, conforme explicará o texto abaixo.  

Transição para saque aniversário FGTS termina HOJE para nascidos em abril (Imagem: Reprodução - Google)
Transição para saque aniversário FGTS termina HOJE para nascidos em abril (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Se você nasceu no mês de abril e deseja ter acesso ao pagamento do saque-aniversário ainda esse ano, fique atento. Para poder solicitar o pagamento é preciso registrar a mudança em seu fundo de garantia. Para isso, o primeiro passo é instalar o aplicativo do FGTS em seu celular.  

Com a ferramentas em mãos, você deverá fazer um login de acesso, fornecendo o seu nome completo, data de nascimento e número do NIS ou do CPF. Na sequência, a plataforma irá também solicitar o nome completo de seus pais, apenas para confirmar suas informações.  

Ao adentrar em seu perfil pessoal, você poderá conferir os valores de seus fundos e a quantidade presente nas contas ativas e inativas.

No que diz respeito a portabilidade, na parte inferior da tela, é possível conferir as modalidades que estão em funcionamento. Ao selecionar a opção ‘saque aniversário’ o aplicativo irá lhe fornecer um documento com todos os termos de adesão.  

Nele, constará algumas informações que é preciso ter em mente, como o tempo de carência e consequências da mudança. Quem aderir a função aniversário, não tem direito ao saque rescisão, tendo em vista que já receberá valores anuais.

Além disso, o benefício apresenta um tempo de carência de dois anos, para aqueles que quiserem desistir e retomar a função tradicional.  

Ciente das regras, basta confirmar a solicitação e aguardar o retorno da aprovação. O app do FGTS envia um informe validando o cadastro dentro de um prazo de 24h e a partir de então você passa a ser inserido diretamente no calendário de pagamentos.  

Esta transição também pode ser feito no site do FGTS, uma página exclusiva da Caixa Econômica Federal que requer os mesmos passos indicados.

Datas do saque-aniversário FGTS 2020

Para quem nasceu em abril, os depósitos deverão ocorrer durante o mês de maio. Esse ano, por ser a primeira rodada, o cronograma não seguirá as datas corretamente do mês de nascimento do trabalhador.

No entanto, a partir do mês de julho os valores passarão a ser enviados no prazo correto. Confira o calendário do saque-aniversário 2020 

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020; 
  • Nascidos em março e abril: saque de maio a julho de 2020; 
  • Nascidos em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020; 
  • Nascidos em julho: saque de julho a setembro de 2020; 
  • Nascidos em agosto: saque de agosto a outubro de 2020; 
  • Nascidos em setembro: saque de setembro a novembro de 2020; 
  • Nascidos em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020; 
  • Nascidos em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021; 
  • Nascidos em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.