Pedido de isenção do IPTU 2020 Maceió deve ser prorrogado

A prefeitura vai aumentar o prazo para os cidadãos pedirem a isenção do IPTU Maceió 2020. A nova data limite será divulgada em breve em um comunicado oficial. Inicialmente, os que se enquadravam nos requisitos poderiam requerer o benefício até esta quinta-feira (30).

Pedido de isenção do IPTU Maceió 2020 deve ser prorrogado
Pedido de isenção do IPTU Maceió 2020 deve ser prorrogado (Foto: Google)

Para solicitar a isenção do IPTU, os contribuintes precisam se encaixar nas seguintes regras:

  • Possuir imóvel com padrão construtivo popular ou baixo,
  • que o contribuinte não tenha outro imóvel , e o que possui, a área construída não pode exceder a 120 m² (para casa ou apartamento),
  • e no caso de casas, o terreno não exceda os 250m²;
  • os casos de ex-combatentes brasileiros, que tenham feito parte ativamente da Segunda Guerra Mundial ou seu cônjuge, desde que o imóvel seja único e utilizado como moradia;
  • os casos de imóveis ofertados gratuitamente para a instalação e funcionamento de quaisquer serviços públicos municipais.

Atualmente, Maceió possui cerca de 75 mil imóveis isentos da cobrança. Este número engloba os imóveis de isenção automática e aqueles que precisam de pedido por parte do dono.

Neste período de quarentena, o pedido de isenção precisa ser feito por e-mail ([email protected]), com o requerimento totalmente preenchido e assinado.

Você tem acesso a este requerimento no site
www.maceio.al.gov.br/semec/servicos-semec/, na área Processos Administrativos.

O secretário municipal da Economia, Fellipe Mamede, informou que “nossa equipe está trabalhando para prestar o máximo de serviços à população maceioense, com o compromisso da gestão municipal, de atender da melhor forma o contribuinte. Na fase de medidas de combate ao Covid nossos serviços estão sendo prestados online, estamos readaptando atendimento, leis, e buscando sempre melhorar a nossa atuação. Em breve divulgaremos um documento oficial com o novo prazo”.

O pedido de isenção do IPTU Maceió é anual, portanto todos que se enquadram nos requisitos, precisam verificar todos os anos se permanecem com o direito.

Isenção automática do IPTU Maceió

Existem dois casos em que a isenção do imposto é automática. A primeira por valor, quando o imóvel é residencial e tem o valor venal menor que o estipulado em cada edital de lançamento. E a segunda opção é para os imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR)

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.