FGTS: quem recebeu saque imediato automático tem até hoje para estornar

Aqueles que possuem poupança individual da Caixa têm o prazo de até hoje (30), para desfazer o saque imediato de até R$998 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o dinheiro vai voltar para sua conta no fundo. Para este grupo a quantia foi transferida automaticamente. 

FGTS: quem recebeu saque imediato automático tem até hoje para estornar
FGTS: quem recebeu saque imediato automático tem até hoje para estornar (Foto:FDR)

Entre os meses de setembro do ano passado e março deste ano, a Caixa liberou o saque das contas do FGTS. Tanto das ativas, do emprego atual, quanto das inativas, de empregos anteriores.

O saque era opcional, mas se o trabalhador possuísse poupança na Caixa o crédito era realizado automaticamente, sem que fosse necessário dar autorização.

Aqueles que não realizarem o saque e preferirem que o dinheiro permaneça no FGTS, têm até este dia 30 de abril para avisar o banco. Os canais para isso são: o aplicativo do FGTS, o internet banking da Caixa ou o site.

Saque Imediato do FGTS

O prazo para o sacar o fundo na modalidade imediato terminou no dia 31 de março deste ano. O dinheiro daqueles que não sacaram retornou à conta original do fundo, podendo ser retirado apenas em algumas situações, como na compra da casa própria ou na aposentadoria. 

No início deste mês o governo publicou uma medida provisória prevendo uma nova rodada de saques do fundo, de R$ 1.045, a partir de 15 de junho deste ano, como forma de combater os efeitos da pandemia de coronavírus.

Até o momento não foram dadas mais informações sobre essa nova rodada de pagamento. A expectativa é que o governo libera o calendário completo ainda em maio.

Saque-aniversário 

O governo criou junto com o saque imediato, o saque-aniversário que permite que o trabalhador retire o dinheiro em parcelas anuais. 

Essa modalidade de saque também é opcional. Quem desejar receber já pode fazer a opção. Quem nasceu em abril tem até esta quinta-feira (30) para aderir ao saque-aniversário e receber ainda em 2020. 

O valor anual sacado será de acordo com o total de dinheiro que o trabalhador tem no fundo. Quem optar por essa modalidade não poderá receber o valor total do fundo se for demitido sem justa causa, apenas a multa de 40%. Isso só vale para o saque-aniversário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!