ATENÇÃO! Auxílio emergencial precisa ser refeito por 13 milhões de brasileiros

O auxílio emergencial de R$600 já foi pago pelo governo para uma parte dos brasileiros com direito ao benefício. Mas, segundo informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal, cerca de 13,6 milhões vão ter que refazer o cadastro no aplicativo e no site para poder receber o auxílio. 

Atenção! Auxílio emergencial precisa ser refeito por 13 milhões de trabalhadores
Atenção! Auxílio emergencial precisa ser refeito por 13 milhões de trabalhadores (Imagem FDR)

Ao analisar 40 milhões de cadastro no sistema do banco, a Dataprev não identificou se esses trabalhadores podem receber o benefício. Os outros 20,27 milhões estão elegíveis e 6,97 milhões inelegíveis. 

O sistema finalizou cerca de 49,2 milhões de cadastros até a tarde desta quarta-feira (29). Já foram repassados à Dataprev 46 milhões de cadastros para realização do cruzamento e autorização do pagamento.

Se o resultado da solicitação é inconclusivo, o beneficiário deve fazer uma nova solicitação para corrigir dados que foram informados antes.

Alguns dos motivos para esse resultado são:

  • Marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro;
  • Falta de inserção da informação de sexo;
  • Inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento;
  • Divergência de cadastramento entre membros da mesma família;
  • Inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito.

A Caixa informou que já pagou o auxílio emergencial para 46,2 milhões de pessoas, o que representa que já foi gasto R$32,8 bilhões. 

Entre os beneficiários que já receberam, 17,3 milhões são inscritos do Bolsa Família, 10,5 milhões trabalhadores inscritos no cadastro do governo e 18,4 milhões de informais, que realizaram o cadastro por meio do aplicativo ou site da Caixa para receber o benefício.

O cronograma de saque do benefício, em dinheiro, para os informais que tiveram o seu auxílio creditado em conta poupança digital ainda está sendo executado pela Caixa.

Na segunda-feira foi pago para os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro. O calendário segue fazendo os pagamentos até o dia 5 de maio. Foram abertas cerca de 14 milhões de contas digitais. 

O pagamento do auxílio para beneficiários do Bolsa Família também está em andamento. Nesta quarta-feira, um grupo de 1,9 milhão de pessoas, com NIS final 9, receberam o crédito.

O governo decidiu que a Caixa está concentrando esforços para acelerar o atendimento, já que as pessoas enfrentam problemas para acessar o sistema e filas nas agências  para receber a primeira parcela do auxílio.

O calendário de pagamento da segunda parcela só será anunciado depois que esses problemas forem solucionados.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.