Nesta quarta-feira (29), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria que autoriza a transferência do pagamento do benefício da modalidade cartão magnético para a conta corrente.
De acordo com o INSS, a medida tem como objetivo evitar que os beneficiários se desloquem até os bancos durante o período de isolamento social, decretado por conta da pandemia causada pelo coronavírus.
Essa solicitação de transferência do pagamento para a modalidade conta corrente deve ser feita através do site ou do aplicativo Meu INSS.
“Para efetivação da transferência de que trata o caput deverá ocorrer o bloqueio do crédito que se encontra disponível e no prazo de validade, e reemissão do mesmo na conta corrente solicitada”, diz a portaria.
O INSS acrescenta que está dispensada no requerimento de transferência a necessidade de autenticação de documentação.
Auxílio-doença
Nesta quarta-feira (29), a portaria também autorizou a prorrogação automática dos benefícios de auxílio-doença, pelo período que o isolamento social perdurar, o que consequentemente faz com que as agências fiquem fechadas.
A portaria fixa, entretanto, em 6 o ” limite máximo de pedidos de prorrogação que, ao serem efetivados, gerarão prorrogação automática do benefício”.
O coronavírus também levou à suspensão de prova de vida para os benefícios e aposentadorias. A maior parte dos serviços podem ser realizadas pelos canais digitais
MEU INSS
Os beneficiários podem utilizar os serviços pelo Meu INSS. Ao acessar o aplicativo, o trabalhador tem as principais informações de sua vida, como o tempo em que já contribuiu para o INSS.
Na tela principal, irá aparecer os serviços mais utilizados pelos trabalhadores e em destaque os ícones dos serviços que mais são procurados pelos usuários.
Sendo assim, o Meu INSS irá apresentar o tempo que falta para o contribuinte se aposentar por idade, e outro por tempo de contribuição.
O usuário pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).
Desde o mês de maio, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
A mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet. Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135.