INSS lança novidade INÉDITA no pagamento dos salários

INSS modifica métodos de pagamento para evitar contaminações por causa do coronavírus. Nessa quarta-feira (29), o Instituto Nacional do Seguro Social publicou uma portaria na qual autoriza que as transferências dos benefícios sejam feitas através de conta corrente. Desse modo, os beneficiários não precisarão ir até as unidades físicas para poder receber seus auxílios. A ação passará a valer a partir do cronograma desse mês e deverá se estender até o fim da pandemia.  

INSS lança novidade INÉDITA no pagamento dos salários (Imagem: Reprodução - Google)
INSS lança novidade INÉDITA no pagamento dos salários (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o instituto, o objetivo da mudança é reduzir o número de deslocamento dos aposentados e pensionistas para as agências bancárias.

O órgão informa que, ciente de que os segurados estão em grupo de risco, estará atuando para evitar que os mesmos precisem se expor ao contágio.  

Desse modo, além de modificar o pagamento exclusivamente com o cartão magnético do beneficiário, o INSS também suspendeu algumas obrigatoriedades presenciais e amplificou os atendimentos nas plataformas digitais.

Aqueles que desejarem fazer as solicitações de suas transferências, precisarão apenas acessar o aplicativo ou site Meu INSS e informar os dados bancários onde desejará receber.  

“Para efetivação da transferência de que trata o caput deverá ocorrer o bloqueio do crédito que se encontra disponível e no prazo de validade, e reemissão do mesmo na conta corrente solicitada”, pontua a portaria. 

É válido ressaltar que, o procedimento não solicitará comprovações por meio de apresentação de documentos.  

Demais medidas de proteção do INSS

Outra ação também adotada foi a prorrogação automática para quem recebe auxílio-doença. Durante o período em que as agências estiverem fechadas, os contemplados permanecerão com seus recebimentos sem a necessidade de validações. No entanto, haverá um limite, ainda não informado, para a concessão desse benefício.  

Além disso, o órgão também suspendeu a necessidade das comprovações de vida, que deveriam ser realizadas anualmente. No que diz respeito as perícias médias, os beneficiários deverão enviar seus laudos por meio do Portal do INSS de modo que a equipe de saúde do instituto valide as informações presentes.  

No mais, os outros serviços estão sendo realizados por meio das plataformas digitais, que contaram com um reforço na equipe de atendimento para poder suprir as demandas ao longo do período do covid-19.  

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSS lança novidade INÉDITA no pagamento dos salários

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA