Denúncia: valor do álcool em gel e máscaras sobem mais de 500%

Proliferação do coronavírus faz com que o preço do álcool em gel e máscaras suba até 500%. Nessa semana, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cadeabriu um processo para investigar o valor de venda de produtos hospitalares. De acordo com a instituição, com o crescimento do número de casos do covid-19, diversas marcas estão se aproveitando para encarecer a taxação de medicamentos e equipamentos de segurança.  

Denúncia: valor do álcool em gel e máscaras sobem mais de 500% (Imagem: Reprodução - Google)
Denúncia: valor do álcool em gel e máscaras sobem mais de 500% (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo informações concedidas pelo Ministério Público Federal, diversos fornecedores e distribuidores tiveram suas atividades paralisadas ao serem pegos realizando vendas inflacionadas. Entre os produtos mais procurados, estão o álcool em gel e as máscaras. 

Em muitas farmácias, lojas especializadas em saúde e demais pontos de vendas, a procura foi tão grande que acabou por zerar os estoques. Isso tem feito com que muitos proprietários acabem comprando a preços mais elevados pelos fornecedores, e acabem acrescentando novos valores para poder repassar aos seus clientes. 

Apuração da Cade 

Até esse momento, conforme afirmam as investigações da Cade, as multas já aplicadas pelos aumentos contabilizam um total de R$ 2 bilhões. O valor por empresário varia de acordo com a quantidade de produto revendido e com as cobranças aplicados no mesmo.  

No que diz respeito às revendas para os órgãos públicos, a instituição afirma que também está monitorando os valores dos contratos e que, caso seja inflacionado, pode resultar no desligamento da empresa e afastamento dos sócios.  

Denuncie os preços abusivos do álcool em gel e outros 

Cade reforça que, aqueles que virem algum preço de revenda acima do mercado, entre em contato com o Procon e denuncie.

De acordo com o superintendente-geral, Alexandre Cordeiro Macedo, sua equipe está trabalhando para tentar minimizar os efeitos da pandemia. Ele explica que se trata de um momento de crise na saúde pública e que a revenda irregular pode ser considerada uma espécie de atentado.  

“Tendo em vista a situação de elevada demanda por produtos médicos-farmacêuticos em decorrência da necessidade cuidados emergenciais motivados pelo aumento de casos relacionados ao Covid-19, empresas do setor de saúde podem estar aumentando os preços e lucros de forma arbitrária e abusiva, sendo necessário, por parte do Cade, zelar para que tais abusos, se efetivamente verificados, sejam punidos”.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.