Agências da Caixa ficam super lotadas por falta de informação e erro nos serviços online

Agências da Caixa Econômica Federal estão superlotadas e cidadãos reclamam do funcionamento das ferramentas digitais. De acordo com uma reportagem especial do portal O Globo, diversas unidades da instituição financeira estão com o número de pessoas maior que o recomendado. O motivo da aglomeração diz respeito a dúvidas sobre o recebimento do auxílio emergencialque vem sendo liberado desde o último dia 9.  

Agências da Caixa ficam super lotadas por falta de informação e erro nos serviços online (Imagem: Reprodução - Google)
Agências da Caixa ficam super lotadas por falta de informação e erro nos serviços online (Imagem: Reprodução – Google)

A reportagem revelou que, a grande maioria dos entrevistados ali presentes, compareceram fisicamente, pois não estavam conseguindo acessar as ferramentas digitais, como os aplicativos Caixa Tem e o Auxílio Emergencial. Muitos informaram que as plataformas estavam travando ou que não tinham acesso a conexões em suas casas. 

De acordo com o banco, o lançamento de ambas as ferramentas tinha como finalidade reduzir o número de pessoas nas filas das agências. Ciente dos erros e falhas tecnológicas, nesta semana a Caixa atualizou e reconfigurou as plataformas, de modo que mais de 50 mil pessoas pudessem acessar simultaneamente.  

No entanto, não se trata de problemas apenas no funcionamento dos aplicativos, mas sim de conhecimento dos cidadãos para poder manuseá-los, como no caso do servidor Antônio da Silva, o seu Zito, de 56 anos.  

Ao lado de sua esposa, o jardineiro compareceu até uma unidade da Caixa, nesta terça-feira (28), porque não obtinha conhecimento sobre as ferramentas online. Ele ainda precisava fazer o cadastro de solicitação do benefício, realizado por meio do app Auxílio Emergencial e na sequência dar entrada na conta digital do Caixa Tem. 

 Eu trabalhava de jardineiro, mas fiquei desempregado há seis meses. E ela era empregada doméstica, mas está desempregada há dois anos. Estávamos sobrevivendo de bicos como servente, ajudante de pedreiro mas isso também parou por conta do coronavírus. Então eu preciso desse dinheiro para comprar feijão e macarrão – explicou ele, que voltou para casa com um endereço eletrônico fornecido pelo atendente da instituição.  

Questionados sobre a quantidade de atendimentos presenciais, o banco reforçou que está tomando todos os cuidados necessários e relembrou que há um cronograma para que as pessoas compareçam até os pontos físicos. As unidades estão funcionando das 8h às 14h priorizando os serviços sociais.

Por meio de sua assessoria, a Caixa afirmou estar ciente do momento de risco para a saúde de seus colaboradores e clientes e pede pela a contribuição de todos.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.