Agências da Caixa ficam super lotadas por falta de informação e erro nos serviços online

Agências da Caixa Econômica Federal estão superlotadas e cidadãos reclamam do funcionamento das ferramentas digitais. De acordo com uma reportagem especial do portal O Globo, diversas unidades da instituição financeira estão com o número de pessoas maior que o recomendado. O motivo da aglomeração diz respeito a dúvidas sobre o recebimento do auxílio emergencialque vem sendo liberado desde o último dia 9.  

Agências da Caixa ficam super lotadas por falta de informação e erro nos serviços online (Imagem: Reprodução - Google)
Agências da Caixa ficam super lotadas por falta de informação e erro nos serviços online (Imagem: Reprodução – Google)

A reportagem revelou que, a grande maioria dos entrevistados ali presentes, compareceram fisicamente, pois não estavam conseguindo acessar as ferramentas digitais, como os aplicativos Caixa Tem e o Auxílio Emergencial. Muitos informaram que as plataformas estavam travando ou que não tinham acesso a conexões em suas casas. 

De acordo com o banco, o lançamento de ambas as ferramentas tinha como finalidade reduzir o número de pessoas nas filas das agências. Ciente dos erros e falhas tecnológicas, nesta semana a Caixa atualizou e reconfigurou as plataformas, de modo que mais de 50 mil pessoas pudessem acessar simultaneamente.  

No entanto, não se trata de problemas apenas no funcionamento dos aplicativos, mas sim de conhecimento dos cidadãos para poder manuseá-los, como no caso do servidor Antônio da Silva, o seu Zito, de 56 anos.  

Ao lado de sua esposa, o jardineiro compareceu até uma unidade da Caixa, nesta terça-feira (28), porque não obtinha conhecimento sobre as ferramentas online. Ele ainda precisava fazer o cadastro de solicitação do benefício, realizado por meio do app Auxílio Emergencial e na sequência dar entrada na conta digital do Caixa Tem. 

 Eu trabalhava de jardineiro, mas fiquei desempregado há seis meses. E ela era empregada doméstica, mas está desempregada há dois anos. Estávamos sobrevivendo de bicos como servente, ajudante de pedreiro mas isso também parou por conta do coronavírus. Então eu preciso desse dinheiro para comprar feijão e macarrão – explicou ele, que voltou para casa com um endereço eletrônico fornecido pelo atendente da instituição.  

Questionados sobre a quantidade de atendimentos presenciais, o banco reforçou que está tomando todos os cuidados necessários e relembrou que há um cronograma para que as pessoas compareçam até os pontos físicos. As unidades estão funcionando das 8h às 14h priorizando os serviços sociais.

Por meio de sua assessoria, a Caixa afirmou estar ciente do momento de risco para a saúde de seus colaboradores e clientes e pede pela a contribuição de todos.  

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
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