Estou com IPVA 2020 atrasado, como faço para pagar?

Em tempos de coronavírus, estar com o IPVA atrasado pode significar dores de cabeça para os motoristas. Com a chegada da pandemia em todo o território nacional, muitos cidadãos estão deixando de lado a prestação de contas de alguns tributos. Muitos alegam que há um medo de ir até agências bancárias para poder fazer a prestação de contas. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo sob o período da quarentena, os carnês de pagamentos podem ser gerados e pagos online.  

Estou com IPVA 2020 atrasado, como faço para pagar? (Imagem: Reprodução - Google)
Estou com IPVA 2020 atrasado, como faço para pagar? (Imagem: Reprodução – Google)

Com a amplificação do isolamento social nas principais capitais do país e demais cidades do interior. A Secretaria da Fazenda e o Detran estão reforçando o atendimento online.

Quem estiver com o IPVA atrasado e desejar colocar as tributações em dia, pode acessar os portais de ambos os órgãos e emitir os carnês gratuitamente. Para isso é preciso ter em mãos o número do Renavam do veículo e instalar, no telefone, o aplicativo da sua instituição financeira.  

O procedimento é simples. No site da Secretaria, basta ir no ‘Menu’ e digitar a opção IPVA. Nela, você encontrará a aba ‘emitir guia de pagamento’ e deverá informar o número de registro do veículo.  

Já do Detran, é preciso ir até o site do órgão no estado onde o carro está registrado. Ou seja, para quem mora em Recife, por exemplo, o link de acesso deve ser o do Detran PE.

Nele, selecione a aba ‘Como Fazer’, depois vá até a opção ‘Licenciamento/IPVA’ e clique em ‘Pagamento Direto’. Basta informar o número do Renavam e imprimir o carnê.  

Multas e juros  

Para quem estiver com os boletos em atrasos, ao gerar a nova guia o usuário já terá acesso aos encargos adicionais. Ele deverá ficar atento a data de vencimento presente no documento. Pois, se ultrapassada, precisará solicitar a terceira via do boleto. Os valores variam de acordo com o tipo do imóvel e com as taxações aplicadas por região.  

Em caso de inadimplência do IPVA

Aqueles que não pagarem o IPVA ficarão sujeitos a terem os veículos suspensos. Isso acontece porque, apesar do atraso do tributo não retirar o automóvel, o mesmo não pode ter a sua documentação (CRLV) atualizada, o que o impossibilita de circular em todo o território nacional.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.