Estou com IPVA 2020 atrasado, como faço para pagar?

Em tempos de coronavírus, estar com o IPVA atrasado pode significar dores de cabeça para os motoristas. Com a chegada da pandemia em todo o território nacional, muitos cidadãos estão deixando de lado a prestação de contas de alguns tributos. Muitos alegam que há um medo de ir até agências bancárias para poder fazer a prestação de contas. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo sob o período da quarentena, os carnês de pagamentos podem ser gerados e pagos online.  

Estou com IPVA 2020 atrasado, como faço para pagar? (Imagem: Reprodução - Google)
Estou com IPVA 2020 atrasado, como faço para pagar? (Imagem: Reprodução – Google)

Com a amplificação do isolamento social nas principais capitais do país e demais cidades do interior. A Secretaria da Fazenda e o Detran estão reforçando o atendimento online.

Quem estiver com o IPVA atrasado e desejar colocar as tributações em dia, pode acessar os portais de ambos os órgãos e emitir os carnês gratuitamente. Para isso é preciso ter em mãos o número do Renavam do veículo e instalar, no telefone, o aplicativo da sua instituição financeira.  

O procedimento é simples. No site da Secretaria, basta ir no ‘Menu’ e digitar a opção IPVA. Nela, você encontrará a aba ‘emitir guia de pagamento’ e deverá informar o número de registro do veículo.  

Já do Detran, é preciso ir até o site do órgão no estado onde o carro está registrado. Ou seja, para quem mora em Recife, por exemplo, o link de acesso deve ser o do Detran PE.

Nele, selecione a aba ‘Como Fazer’, depois vá até a opção ‘Licenciamento/IPVA’ e clique em ‘Pagamento Direto’. Basta informar o número do Renavam e imprimir o carnê.  

Multas e juros  

Para quem estiver com os boletos em atrasos, ao gerar a nova guia o usuário já terá acesso aos encargos adicionais. Ele deverá ficar atento a data de vencimento presente no documento. Pois, se ultrapassada, precisará solicitar a terceira via do boleto. Os valores variam de acordo com o tipo do imóvel e com as taxações aplicadas por região.  

Em caso de inadimplência do IPVA

Aqueles que não pagarem o IPVA ficarão sujeitos a terem os veículos suspensos. Isso acontece porque, apesar do atraso do tributo não retirar o automóvel, o mesmo não pode ter a sua documentação (CRLV) atualizada, o que o impossibilita de circular em todo o território nacional.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.