CONFIRMADO! Governo libera contratação de militares para força tarefa do INSS

Após meses em tramitação, Ministério da Economia aprova a contratação temporária de aposentados e militares inativos para atuarem na ação de força tarefa do INSS. O texto da medida provisória foi validado desde o mês de março, mas as solicitações dos profissionais ainda não tinham sido realizadas. Os contratados deverão atuar nas unidades físicas do instituto até o segundo semestre, de modo que possam otimizar o atendimento à população.  

CONFIRMADO! Governo libera contratação de militares para força tarefa do INSS
CONFIRMADO! Governo libera contratação de militares para força tarefa do INSS (Imagem: Reprodução – Google)

A portaria que formaliza as contratações foi publicada nesta terça-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), sob autorização do secretário de desburocratização, Paulo Spencer Uebe. Espera-se que sejam convocados mais de 8 mil militares, que irão trabalhar nas agências de diversos estados nacionais.  

Entre as funções atribuídas a este grupo, estará o atendimento daqueles que precisarem comparecer as agências. Atualmente, com a chegada da pandemia, o instituto reduziu o número de seus serviços, passando a realizar a grande maioria online no app ou site Meu INSS.

No entanto, para as demandas que obrigatoriamente solicitam uma participação presencial, os beneficiários passarão a ser atendidos pelos militares, enquanto os servidores do INSS estarão adiantando as filas de espera para a aprovação dos auxílios.  

Sobre a crise do INSS 

Iniciada desde novembro de 2019, trata-se da maior crise da história do instituto, acumulando uma fila com mais de 2 milhões de pessoas. O principal motivo do entrave está relacionado a reforma da previdência, que reformulou as regras de validação dos benefícios sem aplica-las nos sistemas de concessão dos mesmos.  

Além disso, a empresa pública responsável por repassar os dados dos aposentados e pensionistas, a DataPrev, também vem enfrentando problemas com a contabilização e gerenciamento dos relatórios para as agências.

É de encargo da servidora organizar todos os registros enviados para a solicitação das aposentadorias. No entanto, esse processo vem sendo acumulado, dificultando ainda mais a análise dos benefícios 

Interferência judicial  

Desde que começou a crise, o INSS redobrou o número de ações judiciais em seu nome. Isso acontece porque, de acordo com o que se estipula a lei, o prazo máximo para a concessão de um benefício deve ser de até 90 dias. 

Porém, esse número já ultrapassa uma espera de mais de 5 meses, fazendo com que a população procure meios legais para poder receber seus recursos.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.