Fez cadastro no auxílio emergencial entre 7 e 10 de abril? Ministério manda recado para VOCÊ

Novo chamado do Ministério da Cidadania. Nessa quinta-feira (23), o governo informou que, aqueles que se cadastraram no site e aplicativo do Auxílio Emergencial, entre os dias 7 e 10 de abril e ainda não obtiveram resposta devem refazer a solicitação. O registro não foi validado, pois segundo o governo, a ferramenta passou por atualizações que não contabilizaram os dados enviados. Desse modo, é preciso que esse grupo revise as informações e confirmem o pedido.  

Fez cadastro no auxílio emergencial entre 7 e 10 de abril? Ministério manda recado para VOCÊ (Imagem: Reprodução - Google)
Fez cadastro no auxílio emergencial entre 7 e 10 de abril? Ministério manda recado para VOCÊ (Imagem: Reprodução – Google)

O ministério informou que, a atualização aconteceu para poder otimizar o funcionamento das solicitações, de modo que tornasse os pedidos futuros mais fáceis de serem aprovados. No texto liberado, a gestão informa que os cadastros que estavam de acordo com as regras do benefício serão aprovados.  

Mudanças nas datas de pagamento 

Além de pedir que os envios fossem refeitos, o comunicado informou também que a antecipação da segunda parcela não poderá acontecer como o previsto. O motivo do cancelamento está relacionado a quantidade de pedidos feitos nas últimas semanas. Foram registrados mais de 30 milhões de novos cadastros.  

Desse modo, a Advocacia Geral da União solicitou que o governo organizasse o pagamento total de todos aqueles que ainda irão receber a primeira parcela e só na sequência liberasse a segunda rodada. Espera-se que os novos cadastrados recebam até este domingo (26).  

“Por fatores legais e orçamentários, pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise, estamos impedidos legalmente de fazer a antecipação da segunda parcela do auxílio-emergencial“, informou o governo federal. 

Novo calendário do auxílio emergencial

Até o momento, a gestão ainda não anunciou um novo calendário. No comunicado dessa quarta-feira (23), o Ministério da Cidadania informou que está avaliando com o Ministério da Economia uma nova previsão com a aprovação dos acréscimos orçamentários.  

“Após a definição da suplementação orçamentária a ser feita pelo Ministério da Economia, iremos completar o atendimento da primeira parcela e anunciar o calendário de pagamento da segunda parcela do Auxílio-Emergencial no mês de maio”, diz a nota. 

Até o momento, cada parcela do coronavoucher conta com um valor público de R$ 32,7 bilhões. Desse total, R$ 31,3 bilhões já foram transferidos e há mais 12 milhões de cadastros que deverão ser contemplados. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.