Consultar CPF no site da Receita Federal ficou mais fácil; veja passo a passo

O pagamento do auxílio emergencial começou, e com ele milhares de pessoas estão procurando pela Receita Federal para poder regularizar o CPF. Ter o documento em dia com o poder público é uma das exigências do Ministério da Cidadania para que as pessoas possam receber o benefício. Devido a situação do Covid-19, que determina a necessidade do isolamento social, o serviço passou a ser feito online, tendo em vista o fechamento das unidades físicas da RF.  

Consultar CPF no site da Receita Federal ficou mais fácil; veja passo a passo (Imagem: Reprodução - Google)
Consultar CPF no site da Receita Federal ficou mais fácil; veja passo a passo (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder atualizar o CPF, o titular precisa ter em mãos uma série de documentações e as envia-las para o Portal Oficial. Para isso, basta acessar a página para consulta da situação do CPF.

Nela, será informada a situação da documentação e quais os motivos pelos quais a mesma não está validada. Desse modo, o cidadão deverá enviar, por e-mail, os dados solicitados.  

Os atendimentos são feitos por região, conforme mostra a lista abaixo:  

1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO): [email protected]
2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR): [email protected]
3ª Região Fiscal (CE, MA e PI): [email protected]
4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN): [email protected]
5ª Região Fiscal (BA e SE): [email protected]
6ª Região Fiscal (MG): [email protected]
7ª Região Fiscal (ES e RJ): [email protected]
8ª Região Fiscal (SP): [email protected]
9ª Região Fiscal (PR e SC): [email protected]
10ª Região Fiscal (RS): [email protected] 

Na mensagem, o cidadão precisará informar que deseja o serviço de regularização e anexar os seguintes documentos: 

Maiores de 16 anos

  • Documento de identificação do contribuinte, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (RG, carteira de trabalho ou passaporte); 
  • Número de inscrição do seu CPF; 
  • Para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos: título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral. 

Documentos para menores de 16 e seus responsáveis

  • Documento de identificação do menor, tutelado, curatelado ou de outra pessoa física sujeita à guarda judicial, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (RG ou certidão de nascimento); 
  • Documento de identificação de um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda em virtude de decisão judicial; 
  • Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, de incapaz ou interdito número de inscrição no CPF. 

Causas para tornar o CPF irregular 

Um dos principais motivos para invalidar o CPF está associado à Justiça Eleitoral. Brasileiros que não participaram das eleições e não justificaram seus votos, por exemplo, ficam com o documento invalido.

Além disso, dívidas com instituições financeiras, empréstimos, entre outras informações, também conseguem ser consultadas pelo documento.   

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA