Consultar CPF no site da Receita Federal ficou mais fácil; veja passo a passo

O pagamento do auxílio emergencial começou, e com ele milhares de pessoas estão procurando pela Receita Federal para poder regularizar o CPF. Ter o documento em dia com o poder público é uma das exigências do Ministério da Cidadania para que as pessoas possam receber o benefício. Devido a situação do Covid-19, que determina a necessidade do isolamento social, o serviço passou a ser feito online, tendo em vista o fechamento das unidades físicas da RF.  

Consultar CPF no site da Receita Federal ficou mais fácil; veja passo a passo (Imagem: Reprodução - Google)
Consultar CPF no site da Receita Federal ficou mais fácil; veja passo a passo (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder atualizar o CPF, o titular precisa ter em mãos uma série de documentações e as envia-las para o Portal Oficial. Para isso, basta acessar a página para consulta da situação do CPF.

Nela, será informada a situação da documentação e quais os motivos pelos quais a mesma não está validada. Desse modo, o cidadão deverá enviar, por e-mail, os dados solicitados.  

Os atendimentos são feitos por região, conforme mostra a lista abaixo:  

1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO): atendimentorfb.01@rfb.gov.br
2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR): atendimentorfb.02@rfb.gov.br
3ª Região Fiscal (CE, MA e PI): atendimentorfb.03@rfb.gov.br
4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN): atendimentorfb.04@rfb.gov.br
5ª Região Fiscal (BA e SE): atendimentorfb.05@rfb.gov.br
6ª Região Fiscal (MG): atendimentorfb.06@rfb.gov.br
7ª Região Fiscal (ES e RJ): atendimentorfb.07@rfb.gov.br
8ª Região Fiscal (SP): atendimentorfb.08@rfb.gov.br
9ª Região Fiscal (PR e SC): atendimentorfb.09@rfb.gov.br
10ª Região Fiscal (RS): atendimentorfb.10@rfb.gov.br 

Na mensagem, o cidadão precisará informar que deseja o serviço de regularização e anexar os seguintes documentos: 

Maiores de 16 anos

  • Documento de identificação do contribuinte, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (RG, carteira de trabalho ou passaporte); 
  • Número de inscrição do seu CPF; 
  • Para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos: título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral. 

Documentos para menores de 16 e seus responsáveis

  • Documento de identificação do menor, tutelado, curatelado ou de outra pessoa física sujeita à guarda judicial, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (RG ou certidão de nascimento); 
  • Documento de identificação de um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda em virtude de decisão judicial; 
  • Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, de incapaz ou interdito número de inscrição no CPF. 

Causas para tornar o CPF irregular 

Um dos principais motivos para invalidar o CPF está associado à Justiça Eleitoral. Brasileiros que não participaram das eleições e não justificaram seus votos, por exemplo, ficam com o documento invalido.

Além disso, dívidas com instituições financeiras, empréstimos, entre outras informações, também conseguem ser consultadas pelo documento.   

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.