13° INSS ANTECIPADO! Veja 4 formas de usar o salário extra durante a crise

Aposentados e pensionistas ampliam seus orçamentos. Começou hoje (24), o pagamento do 13° INSS. O recurso foi antecipado por causa da crise do coronavírus e passará a ser ofertado entre o mês de abril e maio. O valor será dividido em duas parcelas, sendo a primeira equivalente a 50% do benefício e a segunda com reajustes relacionados as tarifas do imposto de renda. Por estar em um momento de instabilidade econômica, é importante ficar atento aos gastos.  

13° INSS ANTECIPADO! Veja 4 formas de usar o salário extra durante a crise (Imagem: Reprodução - Google)
13° INSS ANTECIPADO! Veja 4 formas de usar o salário extra durante a crise (Imagem: Reprodução – Google)

Para quem recebe R$ 2.000 mensais, por exemplo, o pagamento dessa primeira rodada será de R$ 1000.

O valor, não previsto pelos beneficiários, deve ser bem economizado, pois até o momento é o único benefício ofertado para a categoria durante o período da pandemia. Separamos algumas dicas para que você utilize o valor com sabedoria, confira:  

Organize suas finanças 

Por se tratar de um pagamento extra, antes de utiliza-lo é importante que você tenha total controle do seu rendimento mensal. Desse modo, ao receber o deposito desse mês, separe o pagamento já previsto (aposentadoria ou pensão) da antecipação do 13° do INSS.

Ao organizar as finanças, verifique se o valor base é o suficiente para fechar as contas do mês. Despesas como contas de energia, alimentação, cartões e aluguel devem ser tratadas como prioridade. Se a quantia for o suficiente, mantenha a parcela do décimo guardada.  

Em caso de dívidas 

Para quem está com dívidas e precisa se regularizar, antes de quitar os valores se informe dos prazos de pagamento. Por se tratar de um período de crise econômica, diversas marcas, bancos e demais serviços estão prorrogando as datas das prestações de conta, de modo que seus clientes consigam obter mais tempo. Só utilize o valor recebido se for de extrema necessidade, como em caso de multas e juros de atraso.  

13° do INSS na poupança  

Para aqueles que estiverem com os orçamentos devidamente organizados, é interessante reter esse valor como uma espécie de poupança para possíveis novas situações de crise.

O valor pode ser utilizado para custear medicamentos, exames, entre outras situações emergenciais que possa vir acontecer. O recomendado é que a quantia seja utilizada para fins de caráter de urgência.  

13° do INSS para se manter na crise

Para vivenciar essa pandemia que assola o país, uma das dicas importantes é reservar o dinheiro do 13° do INSS para compra de suprimentos e itens básicos para vivenciar o período de isolamento social, como:

  • Remédios;
  • Alimentos;
  • Pagamento de plano de saúde;
  • Quitação de dívidas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.