Governo não cumpre promessa e inscritos no Bolsa Família são prejudicados

Promessa de ampliação do Bolsa Família não é cumprida e mais de 1 milhão de pessoas seguem sem assistência do poder público. Assim que assumiu o cargo de Ministro da Economia, Onyx Lorenzoni informou que iria ampliar a aceitação de cadastros dentro do programa. De acordo com ele, a aprovação de novos beneficiários iria atingir um número até então não alcançado na história do país. No entanto, mesmo com a crise do Covid-19, isso não aconteceu.  

Governo não cumpre promessa e inscritos no Bolsa Família são prejudicados (Imagem: Reprodução - Google)
Governo não cumpre promessa e inscritos no Bolsa Família são prejudicados (Imagem: Reprodução – Google)

Nesse momento, mais de 1 milhão de pessoas seguem nas filas de espera do projeto, que está se acumulando desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro.

No primeiro trimestre deste ano, Bolsonaro e sua equipe anunciaram que, de fato, o programa não estaria aceitando novos pedidos até que se encerrasse as ações de fiscalização interna para aqueles que já estavam recebendo os auxílios.  

Entre abril e maio, foram beneficiadas cerca de 14,27 milhões de famílias, número relativamente maior que os 13,5 milhões contabilizados até o mês de janeiro.

Porém, é válido ressaltar que mesmo com a aprovação dos novos solicitantes, há também um desligamento daqueles que já estavam registrados e dependiam dessa verba para manter o lar.  

Pente fino do Bolsa Família em andamento  

Intitulada de ação pente fino, a medida de fiscalização dos cadastrados no Bolsa Família tem como finalidade desligar os usuários que não se enquadram nas regras do programa.

Qualquer desigualdade nos comprovantes de renda, endereço ou ausência de cadastros escolares e exames médicos estão sendo considerados motivos para que o Ministério da Cidadania exclua o cadastro.  

Do segundo semestre de 2019 até esse momento, mais de 1 milhão de pessoas foram desligadas. Muitos afirmam que o corte não foi notificado, de modo que pudessem corrigir os erros em seus registros.  

Outros alegam que as informações repassadas no Cadastro Único estavam dentro das exigências do programa e que ao questionarem o motivo da exclusão são informados que o governo não está permitindo explicitações quanto aos erros encontrados.  

De acordo com o presidente, os cortes possibilitarão novas entradas no programa, de modo que beneficie um número maior de pessoas. Até o momento, com a crise do Covid-19, espera-se que para o próximo mês o número de beneficiários seja amplificado, levando em consideração a busca pelos R$ 600 do auxílio emergencial.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.