A Petrobras informou que reduziu a partir desta terça-feira (21), 8% do valor da gasolina e 4% a quantia cobrada sobre o diesel nas refinarias. A decisão veio em decorrência das consecutivas quedas no petróleo nos mercados internacionais, o que influencia o quanto a estatal cobra no país.
A empresa já havia falado sobre essa possibilidade na segunda-feira (20), quando o mercado internacional do petróleo começou a mostrar grandes quedas. Neste dia, o valor do petróleo leve americano (WTI) caiu pouco mais do que 140%.
Devido a essa decisão, nas refinarias a gasolina passa a ter valor de R$ 0,0794 por litro, e o diesel de R$ 0,0597 o litro. O diesel S500 que é usado para usinas termelétricas terá uma diminuição um pouco maior, de 4,1%, e o diesel S10, cairá 4,2%.
Essa diminuição expressiva no valor dos barris, e que mechem inclusive com a Bolsa de Valores, tem total influência da pandemia causada pelo novo coronavírus. A doença está mexendo com a economia mundial em vários âmbitos, e ainda não há uma previsão exata de quando tudo vai caminhar mais tranquilamente.
Membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep), e produtores de grande proporção que não pertencem ao conjunto, decidiram nas últimas semanas diminuir o número de produção do petróleo a nível mundial.
Devido ao isolamento social, principal recomendação durante a pandemia, as pessoas têm evitado abastecer os seus veículos. Seja com gasolina, diesel ou etanol. Por conta disso, uma grande produção não seria necessariamente a melhor escolha nesse momento.
No entanto, as empresas afirmaram que a diminuição não impactaria negativamente no valor dos combustíveis, e que um aumento na cobrança para diminuir os prejuízos não está prevista.
Quando a redução na gasolina chega até os postos
Embora tenha se falado muito sobre essa diminuição, infelizmente os consumidores não conseguirão contar com uma mudança repentina ao longo das próximas semanas.
O valor da gasolina e de qualquer outro combustível é definido com base em uma série de fatores. A quantia repassada pela Petrobras representa 20% do valor final, que ainda considera:
- Estoque das distribuidoras e dos postos de gasolinas, que podem ter um lote com valor superior ao novo produto, e precisam cobrar dentro dessa demanda antiga até zerar a mercadoria;
- Participação de tributos em âmbito federal e estadual (ICMS);
- Frete da transportadora que traz o combustível da refinaria até o posto de gasolina.